Notícias

Principais aeroportos brasileiros registraram 1,36 milhão de movimentos aéreos no primeiro semestre

Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo do CGNA prevê crescimento mensal de 3,4% na segunda metade do ano


publicado: 18/07/2023 19:26

 




No primeiro semestre deste ano, os cem principais aeroportos brasileiros registraram um total de 1,36 milhão de movimentos aéreos e uma média de crescimento de 1,1% ao mês. O acumulado é 1,06% maior do que o registrado no mesmo período de 2019, antes da pandemia da COVID-19.

 

Os dados são do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aéreo (CGNA), Unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O documento traz ainda uma projeção para o segundo semestre, quando a média de crescimento deverá ser de 3,4% por mês e quando esses aeródromos deverão totalizar 1,46 milhão de pousos e decolagens.

 

Só no mês de junho, a aviação comercial nacional apresentou uma recuperação de 6,1%. As semanas 26 e 27 foram as mais movimentadas desde o início da pandemia, com 56.787 e 56.773 movimentos, respectivamente.

 

 

Os aeródromos com os maiores números de pousos e decolagens, no último mês, foram Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília (DF), Santos Dumont (RJ) e Viracopos (SP). O levantamento destaca também que os aeroportos Santos Dumont (RJ), Cuiabá (MG) e Brasília (DF) apresentaram suas melhores  taxas de recuperação mensal desde de antes da pandemia, com 44%; 17,3% e 16,8%, respectivamente.

 

 

A versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo pode ser acessada pelo Site Performance do SISCEAB, em Produtos.

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Tenente Fernanda Pereira

Revisão: Major Aviador Lopes