Notícias

Primeira turma de Especialistas em Comunicações conclui o Curso de Serviço de Informação de Voo na FIR

publicado: 19/12/2020 16:10

 




Em continuidade às ações planejadas para a prestação do Serviço de Informação de Voo, no dia 18 de dezembro, a primeira Turma de Graduados da Especialidade de Comunicações (BCO) concluiu com êxito o Curso CNS-021 (Serviço de Informação de Voo na FIR).

Esta primeira turma foi realizada com os militares do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), sendo a primeira localidade com disponibilidade técnica, que será a prova de conceito da prestação do serviço com os especialistas em comunicações.

O curso habilitará, após estágio supervisionado em Recife, os Especialistas em Comunicações a prestar o Serviço de Informação de Voo nos diversos setores daquela Região de Informação de Voo (FIR). A capacitação teve duração total de seis semanas, sendo quatro de prática simulada no Laboratório de Simulação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).

Para o Primeiro Tenente Especialista em Comunicações Arthur Fernandes Silva, do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o conhecimento agregado para a especialidade de comunicações representou um ganho enorme para os alunos, trazendo uma visão mais abrangente do serviço de tráfego aéreo. "Os novos desafios interdisciplinares trazidos com o curso posicionaram os graduados BCO na vanguarda das ações do DECEA, na busca contínua por benefícios efetivos para a comunidade aeronáutica”, pontuou.

O Serviço de Informação de Voo é prestado com a finalidade de proporcionar avisos e informações úteis para a realização segura e eficiente dos voos. Para o espaço aéreo não controlado (Classe G), são permitidos voos IFR (Instrument Flight Rules – voo por instrumentos) e VFR (Visual Flight Rules – voo visual), recebendo somente serviço de informação de voo, sempre que factível.

A atuação do BCO nesse processo foi necessária em virtude da priorização da alocação do efetivo de controladores de tráfego aéreo para atender o espaço aéreo controlado. Dessa forma, com a participação do efetivo BCO na prestação do FIS, busca-se a efetividade na prestação deste serviço para toda a comunidade aeronáutica.

Dentre as principais informações prestadas pelo FIS, destacam-se as condições operacionais dos aeródromos, auxílios à navegação, condições meteorológicas e as informações que contribuem para a segurança da navegação aérea.

Dessa forma, o DECEA se alinha com o planejamento de efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB), atualizando as competências do efetivo BCO para atingir níveis mais elevados de eficiência na alocação de pessoal.

Segundo o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, mesmo nesse período de dificuldade, o curso CNS021 foi concluído com sucesso, agregando mais conhecimento ao efetivo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) em prol do retorno da prestação do FIS, trazendo benefícios reais para todos os usuários. "As próximas etapas compreendem o início do estágio prático pelo especialista em comunicações na FIR Recife e a disponibilização do FIS em toda a FIR Amazônica, já planejada para janeiro de 2021", ressaltou o Oficial-General.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM DECEA) Fonte: Major Domingos, Ten Arthur e SO Lisboa (SDOP) Editado por Denise Fontes


Assunto(s): SDOP DECEA