Notícias

Planos de Voo serão readequados para atender novas tecnologias da navegação aérea

publicado: 14/05/2012 10:43

 




 

Para acompanhar as novas tecnologias da navegação aérea e os modernos recursos aviônicos - que, aos poucos, incorporam-se ao cotidiano da atividade - os formulários de preenchimento de Planos de Voo precisarão ser alterados para compatibilizarem-se às novas capacidades disponíveis até o dia 15 de novembro deste ano.


A medida é uma orientação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), na qual o DECEA vem se empenhando desde outubro de 2010, quando o Departamento estabeleceu um comitê para coordenar essas alterações no País, norteadas pela Emenda 1 à 15ª Edição do PANS-ATM (Doc 4444 – Gerenciamento do Tráfego Aéreo).


O comitê - composto por representantes de organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica (INFRAERO), da indústria aeronáutica brasileira em geral - vem atuando, desde então, empenhado nessa transição.


O novo plano de voo abarca novas funcionalidades e tecnologias da navegação aérea, tais como o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), a Navegação por Área (RNAV), a Navegação Baseada em Performance (PBN), os enlaces de dados (datalinks), a Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão e Automática (ADS-B e ADS-C, respectivamente), dentre outras. Elas serão agora consideradas pelos sistemas de gerenciamento, viabilizando ao controlador as informações necessárias para o planejamento do tráfego aéreo com um maior aproveitamento.


Em face às necessidades de instrução e divulgação dessas modificações, o Subdepartamento de Operações do DECEA vem realizando uma série de seminários voltados a públicos específicos da comunidade aeronáutica em diversas localidades do Pais; bem como disponibiliza, desde o início do ano, um site especialmente dedicado às modificações provenientes da Emenda 1 à 15ª Edição do PANS-ATM.


Nele é possível encontrar informações mais detalhadas a respeito do plano de ação adotado, das avaliações de segurança operacional, das orientações aos pilotos, da legislação, do cronograma de eventos, dentre outros dados. Para acessá-lo clique no endereço do site na Internet, abaixo:


www.decea.gov.br/emenda1


Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho (JP25768 RJ) - danieldhm@decea.gov.br


Assunto(s): CNS-ATM Sirius AIM AIM-BR