Notícias

Plano de Trabalho une a Força Aérea e o Exército Brasileiro para a recuperação de estrada do Morro da Igreja

publicado: 22/08/2017 11:13

 




No dia 16 de Agosto de 2017, foi assinado o Programa de Trabalho das obras de revitalização da estrada de acesso a Morro da Igreja, que fica a 29 km do centro de Urubici, no estado de Santa Catarina.



A região hospeda o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja (DTCEA-MDI), subordinado ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), responsável em prover o controle, a segurança e a defesa do espaço aéreo na Região Sul do Brasil.



A área, de importância estratégica para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), pertence ao Parque Nacional de São Joaquim, localizado na divisa entre os municípios de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici.



No encontro foram discutidas as ações e os passos a serem delineados para abertura do processo licitatório e o início dos trabalhos. De um lado, a Força Aérea Brasileira, representada pelo Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Álvaro Wolnei Guimarães – e oficiais engenheiros –, e de outro, o Exército Brasileiro, representado pelo Comandante do 1º Batalhão Ferroviário do Exército, Coronel Engenheiro Luis Carlos Tomaz Silva.



A expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2017, com conclusão prevista no prazo de 21 meses. A ação é resultado do esforço da bancada de Santa Catarina, que através de Emenda Parlamentar, obteve a disponibilização de 25 milhões de reais para a recuperação da estrada, que pertence ao Comando da Aeronáutica.  A fiscalização das obras será coordenada pelo Batalhão do Exército de Lages.



O Comandante do CINDACTA II, Coronel Wolnei, responsável pela assinatura do Programa de Trabalho, afirmou que o empenho do Ministério da Defesa, do Exército e da Força Aérea foram determinantes para o sucesso da missão. “Ganha a Força Aérea mantendo o acesso ao seu radar que controla grande parte da porção Sul, o Exército Brasileiro adestrando seu corpo técnico, o Estado de Santa Catarina e o município de Urubici que continuará com suas atividades turísticas em torno da "Pedra Furada" e, por fim, ganha o Brasil, porque juntos somos sempre mais fortes”, afirmou o Coronel Wolnei.



Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA

Fonte e fotos: CINDACTA II

Revisão: Gisele Bastos - Jornalista