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“Para que outros possam viver”: SAREX II tem início no Rio de Janeiro

publicado: 14/07/2020 18:11

 




Começou ontem, dia 13 de julho, a segunda edição do Exercício Operacional de Busca e Salvamento - SAREX II, na Ala 12 – Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, com a participação de 250 militares que atuam em Missões de Busca e Salvamento.

Entre os objetivos da SAREX II estão o estreitamento de laços entre os elos do Sistema de Busca e Salvamento Brasileiro (SISSAR) e a realização de ações para a manutenção e aperfeiçoamento do Sistema. O exercício cumpre recomendações do Anexo 12, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), do Manual Internacional de Busca e Salvamento (IAMSAR) e do Plano do Comando da Aeronáutica (PCA) 64-1.

O Exercício Operacional de Busca e Salvamento está sendo realizado simultaneamente ao Exercício Técnico (EXTEC) SAR. Além das unidades de patrulha marítima, que exercem a atividade de busca (do inglês, Search and Rescue), participam unidades específicas de busca e salvamento e helicópteros ligados à atividade. Em 2018, a SAREX I foi realizada em parceria com o Exercício Técnico Patrulha (EXTEC-PAT).

A ideia é que os militares dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Aeronáutico (ARCC) exercitem os planejamentos e coordenações necessários nas operações de busca e salvamento em cenários simulados.

São as aeronaves dos esquadrões subordinados ao Comando de Preparo (COMPREP), que realizam os voos planejados pelos ARCC. Também faz parte da finalidade da SAREX verificar as potencialidades e as necessidades de aperfeiçoamento no processo de preparo dos esquadrões.

Para se ter uma ideia da magnitude do exercício, participam do esforço aéreo: o 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (1º/7º GAV) ou Esquadrão Orungan, com a aeronave P-3AM Órion; o Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV), Esquadrão Phoenix, e o Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV), Esquadrão Netuno, com aeronaves P-95 Bandeirulha; o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), Esquadrão Gordo, com a aeronave KC/ C-130 Hércules; o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV), Esquadrão Pelicano, com aeronaves SC-105 Amazonas SAR; e, por fim, o Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV), Esquadrão Centauro, com o helicóptero H-36 Caracal.

Além da atuação conjunta com o COMPREP, a SAREX II conta com militares e navios da Marinha do Brasil, que atuarão em coordenação com os ARCC nos casos de busca sobre o mar. Nesta edição, participa a Unidade Militar do 1° Distrito Naval com o navio patrulha oceânico (NaPaOc APA).

O Serviço de Navegação Aérea na Zona de Tráfego de Aeródromo (ATZ) de Santa Cruz está sendo totalmente prestado pela nova torre remota, que entrou em operação em outubro passado.

A estrutura para visualização dos controladores a partir da torre remota conta com 16 câmeras fixas, sendo duas com a tecnologia para aumento a imagem em até 24 vezes. As câmeras estão interligadas a 14 monitores de 55 polegadas de alta definição, que proporcionam uma visão de 360 graus da área a ser controlada.

Para o Coordenador da Operação SAREX II e Oficial de Comunicações e Eletrônica do EXTEC-SAR, Tenente-Coronel Aviador Felipe Koeller Rodrigues Vieira, a oportunidade de realizar em conjunto a Operação SAREX II e o Exercício Técnico SAR é fundamental para estreitar os laços dos órgãos de coordenação SAR com as unidades que realizam as missões de Busca e Salvamento.

“O principal ganho da manobra é o aperfeiçoamento do treinamento dos militares utilizando situações simuladas inspiradas em casos da vida real. Esta característica adiciona agilidade e flexibilidade aos planejamentos das missões, além de colocar o pessoal SAR em contato direto com as características presentes nas missões que acontecem no contexto brasileiro”, explicou o Tenente-Coronel Felipe.

Para o Coordenador da SAREX II, todo o trabalho de planejamento e execução do treinamento que está sendo realizado buscando nível de excelência nas atividades desenvolvidas vem ao encontro do lema SAR: “Para que outros possam viver. Busca”.

Sistema de Busca e Salvamento Brasileiro

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é o órgão que planeja, normatiza e controla as ações necessárias ao perfeito funcionamento do SISSAR, por meio das unidades que integram o Sistema.

O objetivo dos treinamentos, realizados em 2009, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2018, é de proporcionar maior integração entre os diversos elos do SISSAR, pertencentes ao Comando da Aeronáutica, além de aprimorar o conceito de atuação em Centro de Coordenação e Salvamento Conjunto (JRCC), com a Marinha do Brasil.

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Gisele Bastos
Fotos: S1 Vale (1°/1° GCC)