Notícias

DECEA realiza semana integrada de segurança, meio ambiente e qualidade

publicado: 20/12/2017 14:22

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), promoveu, entre os dias 5 a 7 de dezembro, a Semana Integrada de Segurança, Meio Ambiente e Qualidade com o tema “Semana pela Vida”.

O evento teve o objetivo de difundir e reforçar a cultura prevencionista entre as forças de trabalho da organização, enfatizando a necessidade de se evitar acidentes e doenças decorrentes das atividades laborais, além da preservação do meio ambiente.

De acordo com o Serviço Social da Indústria (SESI), a Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é um fator primordial para o aumento da competitividade da indústria. Ambientes seguros e saudáveis oferecem ao trabalhador condições adequadas para a realização de suas tarefas diárias e, desta forma, favorecem a produtividade.

Com uma média de público de 100 pessoas por dia, a programação contou com várias palestras, como o gerenciamento de resíduos, a coleta seletiva solidária, o treinamento básico para o sistema de gestão da qualidade e o panorama internacional da segurança química.

A abertura do evento foi realizada pelo Coronel Intendente Delmo Sifrônio Freire, presidente da CST e chefe da Divisão Administrativa (DA) do PAME-RJ, que destacou a importância da gestão integrada na organização contemplando as áreas de segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade. O oficial ressaltou, também, a conscientização do efetivo sobre a prevenção de acidentes de trabalho e a qualidade de vida como fator preponderante.

O analista de Gestão da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Jorge Luiz Tardan, explanou sobre  “Gerenciamento de Resíduos”. Foram apresentados o Plano de Gerenciamento de Resíduos (detalhes operacionais, normativos e legais), peculiaridades quanto à sustentabilidade inerentes ao gerenciamento de resíduos nas Instituições Públicas e desfazimento de bens patrimoniados.

O tema “Coleta Seletiva Solidária” foi apresentado pela Cooperativa Cooper Ecológica. Foi promovido uma reflexão sobre sua importância e destacou o papel socioambiental das cooperativas no canal reverso dos resíduos sólidos urbanos.

No segundo dia do evento, Caroline Duarte Garcez, formada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com MBA em Gestão pela Qualidade Total pela Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou os principais conceitos e objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade – ABNT NBR ISO 9001:2015.

No encerramento, o médico do trabalho, mestre em Sistemas de Gestão e representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ/ MMA), Newton Miguel Moraes Richa, falou sobre o panorama internacional da segurança química, com vistas à Meta 2020, estabelecida em 2002 (Rio +10).

O objetivo é  que todos os países implementem um sistema de gerenciamento de substâncias químicas, com risco mínimo à saúde e ao ambiente, assinalando a necessidade de um trabalho integrado de todos os setores da sociedade brasileira, especialmente os de química e de engenharia.

O pesquisador explicou que a segurança química é um conceito global, referente à proteção das pessoas e do meio ambiente, em todo o ciclo de vida dos produtos químicos, que atualmente, abrange: concepção, projeto, desenvolvimento, produção, transporte, armazenamento, utilização e descarte de resíduos.

Além das palestras, o evento promoveu, também, a campanha “Seja o herói de alguém doando um alimento!”, com a finalidade de arrecadar doações de cestas básicas e itens de higiene pessoal para o asilo Nossa Senhora do Socorro, no Bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Fotos: PAME-RJ
Revisão: Denise Fontes – Jornalista