Notícia Destaque
PAME-RJ introduz nova funcionalidade no Centro de Gerenciamento Técnico do SISCEAB
"Uma das características fundamentais do Sistema é a rápida disseminação de informações sobre incidentes técnicos em serviços de apoio ao controle do espaço aéreo, o que é essencial para ajustar operações de forma ágil, permitindo implementação de medidas técnicas necessárias ou a manutenção de uma consciência situacional robusta", explicou o Chefe do Centro de Gerenciamento Técnico (CGTEC), Coronel R1 Elias Pereira dos Santos.
A nova funcionalidade do SISGTEC representa um salto fundamental para o CGTEC do PAME-RJ, na capacidade de monitorar remotamente os equipamentos e sistemas críticos do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e parte do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). Sua instalação é parte de um processo contínuo de evolução, visando atender às crescentes demandas técnicas e operacionais.
O sistema permite que órgãos operacionais comuniquem a indisponibilidade de equipamentos e sistemas à área técnica responsável. Em caso de necessidade, essa informação pode ser difundida para o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) e Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Além disso, oferece visão específica de equipamentos que afetam a disponibilidade de determinados órgãos operacionais.
Uma funcionalidade destacada do sistema é a capacidade de registrar todas as ações em curso para solucionar inoperâncias, proporcionando rastreabilidade e conhecimento em tempo real. Isso não apenas permite execuções técnicas imediatas em resposta a incidentes, mas também facilita a análise pós-evento para aprimorar continuamente os processos.
Para operar eficientemente o “Dashboard Operacional”, os profissionais das áreas operacional e técnica passaram por treinamentos específicos em locais estratégicos, como os quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA), o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). O objetivo foi capacitar os 105 participantes para atuarem no relato de incidentes e na resolução destas ocorrências.
Com essa nova funcionalidade, o CGTEC reforça seu compromisso em proporcionar um ambiente seguro e eficiente para o controle do espaço aéreo brasileiro, marcando um avanço significativo na integração de tecnologia avançada para o aprimoramento contínuo das operações aeroespaciais no país.
Assessoria de Comunicação Social – ASCOM DECEA Fonte: PAME-RJ Edição: Telma Penteado Revisão: Ten JOR Raphaela Martorano