Notícias

PAME-RJ implementa métodos diagnósticos inovadores para a manutenção de equipamentos

publicado: 03/11/2016 09:46

 





O Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) vem implementando novos modelos de gestão na área técnica, ao longo do ano de 2016.




pame-rj-tratamento-do-oleo-radar-2_0




Na expectativa de adotar métodos diagnósticos preventivos para a manutenção de equipamentos, concebeu uma prática para identificar tendências de futuras degradações de grande impacto em radares.




Os radares contam com partes mecânicas sofisticadas para o giro de antenas, que, quando comprometidas, implicam em ações de manutenção onerosas, que podem levar a inoperância dos radares por um longo período. Assim, foram estudadas técnicas de prevenção de falhas, antes que elas ocorressem.




A técnica adotada prevê a coleta periódica de uma pequena fração de óleo lubrificante desses sistemas mecânicos e, por meio de uma sofisticada análise laboratorial (espectrometria por emissão ótica), avaliar os sedimentos (partículas desprendidas como resultado do desgaste mecânico de giro das antenas).




É considerado normal um certo volume de partículas metálicas no óleo, mas, a partir de um determinado limite de deposição, é considerado que o sistema mecânico está suficientemente desgastado e merece sofrer uma intervenção de manutenção.




A análise laboratorial vem sendo realizada com o apoio do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), que dispõe de um espectrômetro por absorção óptica.




Esta iniciativa tem o forte viés de prever a necessidade de intervenções antes que danos custosos se instalem. Seu enfoque é a prevenção/predição de falhas, conceito que vem sendo preconizado na gestão técnica do PAME-RJ.




Fonte: PAME-RJ



Assunto(s): PAME-RJ