Notícias

DECEA na Copa - Órgãos de Governo reúnem-se 24 horas por dia em Sala Master alocada no CGNA

publicado: 17/06/2013 15:10

 




Enquanto a bola rola nos campos dos modernos e renovados estádios brasileiros, uma outra seleção, longe das câmeras e dos holofotes, vem batendo um bolão na Copa das Confederações.

Reunidos 24 horas por dia na Sala Master de Comando e Controle da Copa das Confederações, profissionais – representando importantes órgãos de governo do País - vem trabalhando diuturnamente para assegurar um fluxo ordenado e seguro do transporte aéreo sobre os céus das cidades-sede da Copa e de todo o País ao longo do evento.

Instalada no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) – organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), localizada na circunvizinhança do Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro -, a Sala Master dispõe de um ambiente de plantão voltado à coordenação de decisões e à integração dos órgãos de governo atuantes na estrutura do transporte aéreo brasileiro.

É nesta célula que profissionais do DECEA e do CGNA vem se reunindo, diariamente, desde o dia 13 de junho, com representantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Comitê Organizador Local da Copa das Confederações (COL), do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), do Exército Brasileiro, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), da Polícia Federal, da Receita Federal e do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO).

Cercados por telões que indicam em detalhes a situação de pistas, pátio e terminais dos aeroportos das cidades-sede, bem como visualizações dos radares com as respectivas informações de voo e o posicionamento de aeronaves no espaço aéreo dessas regiões, os profissionais atuam sob uma demanda constante de informações e decisões, inerentes a coordenações do gênero.

[slideshow id=190]

Para o Chefe do CGNA, Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, a Sala Master viabiliza uma maior integração dos órgãos de modo a dar mais agilidade diante de qualquer decisão, a qualquer momento e ao longo de todo o evento. “O trabalho na Sala Master de Comando e Controle da Copa das Confederações tem por intuito agilizar a demanda de informações e dos voos e garantir que o que foi planejado seja executado”, afirma o oficial.

O trabalho dos profissionais envolvidos permanecerá até o dia 3 de julho. Sempre em conjunto com as demais organizações operacionais da Força Aérea, tais como, por exemplo, os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), o Serviço Regional de Proteção de Voo de São Paulo (SRPV-SP) e o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho  - Jornalista (Contato-Imprensa)
Fotos: Fabio Maciel