Notícias

Organizações Militares unem esforços em workshop para aprimorar Rede ATN-BR

publicado: 22/06/2023 16:01

 




Representantes de organizações militares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) reuniram-se, de 12 a 16 de junho, em Brasília, para um workshop especialmente dedicado à rede de telecomunicações aeronáuticas ATN-Br. Durante o evento, realizado num dos laboratórios da empresa CISCO, consultores e especialistas em tecnologias de centros de dados e redes de acesso compartilharam conhecimentos e experiências, em busca de soluções que possam fortalecer a infraestrutura tecnológica da rede.



A rede ATN-Br desempenha um papel fundamental no SISCEAB, viabilizando a troca de informações críticas em tempo real entre os órgãos de controle e gestão do espaço aéreo. Com base em tecnologias avançadas de comunicação, essa rede utiliza redes de dados, protocolos específicos da aviação e sistemas de segurança robustos para garantir alta disponibilidade, confiabilidade e resiliência na transmissão de informações.

A busca contínua pelo aperfeiçoamento da rede de comunicação do controle do espaço aéreo reflete o comprometimento das organizações militares envolvidas em garantir a segurança e a eficiência das operações aéreas no Brasil. Essa iniciativa evidencia a importância de investimentos e esforços conjuntos para manter a excelência nas operações e adaptar-se às mudanças tecnológicas do setor.

Participaram do evento, profissionais do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), dos Segundo e Terceiro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II e CINDACTA III), do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), do Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: PAME-RJ
Edição: Daniel Marinho
Revisão: Tenente Raphaela Martorano
Imagens: Capitão Engenheiro Tiago Porto Barbosa


Assunto(s): SIRIUS