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Ordem do Dia - Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica (15 de maio)

publicado: 15/05/2009 00:03

 




Há exatos cinquenta e seis anos, no berço da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), reconhecia-se a necessidade de serem adotados internacionalmente normas e métodos recomendados para o Serviço de Informação Aeronáutica. Anseio que se concretizou por intermédio do Anexo 15 à Convenção de Chicago.




Esse Serviço, como parte integrante do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), vem demonstrando, ao longo dos anos, sua característica essencialmente dinâmica, sendo protagonista das constantes evoluções impostas pelo desenvolvimento tecnológico e pela crescente demanda e complexidade da navegação aérea mundial.




Com o intuito de favorecer a qualidade do serviço prestado, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo tem, como meta perene, a valorização do capital intelectual do AIS, o que o leva a manter e aperfeiçoar os cursos de formação, supervisão e atualização técnica. Além disso, ressalta-se, também, o investimento em recursos materiais e em automatização, de forma a permitir o tratamento mais eficiente da informação aeronáutica.




É oportuno contextualizar o momento histórico por que passa o AIS:




•    O Sistema Automatizado de Sala AIS (SAIS) está sendo integrado a outros sistemas, os quais servirão de ferramentas e melhorias na gerência das atividades AIS em todos os aeroportos brasileiros onde o tráfego aéreo é controlado;




•    O Manual do Especialista em Informação Aeronáutica foi reeditado, o qual aborda, entre outros temas, os aplicativos automatizados AIS e o modelo operacional, que servirá de guia para os procedimentos básicos relativos ao cotidiano de uma Sala AIS;




•    As legislações de NOTAM e PRENOTAM e a Documentação Integrada de Informação Aeronáutica (IAIP) foram aperfeiçoadas;




•    O Sistema de Gestão de Qualidade para o Serviço de Informação Aeronáutica está em fase de implementação, baseado nas normas internacionais da série ISO 9000, obedecendo ao previsto no Anexo 15; e




•    O Gerenciamento da Informação Aeronáutica (AIM) é uma nova função do CNS/ATM, apoiado em uma rede de comunicações com vários componentes de base de dados. A transição do AIS para o AIM impõe aos Especialistas AIS o preparo adequado para a mudança de um produtor de emendas convencionais, inflexíveis e lentas para o gerenciamento e o fornecimento da informação extensiva para todas as fases do voo, tendo como base os processos de dados totalmente digitalizados e interoperáveis. Em suma, o atual âmbito da Informação Aeronáutica será ampliado, de forma a assegurar sua qualidade, integridade e pontualidade, permitindo o contexto dinâmico, fundamentado na recuperação e distribuição da informação.




Profissionais AIS,




Neste 15 de maio de 2009, Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica, congratulo-me com todos e concito-os a permanecerem no caminho virtuoso da prestação de um serviço cada vez melhor, continuando a receber, dessa forma, o reconhecimento de toda comunidade aeronáutica, por contribuir para que as operações aéreas sejam cada vez mais seguras e eficientes.


 


 




Ten Brig Ar RAMON BORGES CARDOSO

Diretor-Geral do DECEA