Notícias

Ordem do Dia - Dia da Busca e Salvamento (26 de junho)

publicado: 25/06/2009 15:21

 




Ao término da Segunda Grande Guerra, o Serviço de Busca e Salvamento (SAR) ganhou grande importância ao prover maior apoio e segurança aos aeronavegantes. Com o surgimento da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em 1944, criou-se a estrutura adequada que viabilizou o desenvolvimento do SAR em todo o mundo.


O Brasil, como signatário da OACI, assumiu compromissos junto à comunidade internacional e, para cumprir essa nobre missão de Buscar e Salvar, o SAR Aeronáutico Brasileiro foi organizado e estruturado, responsabilizando-se por uma área de 22 milhões de km2.


Atualmente, o Brasil possui cinco Centros de Coordenação e Salvamento (Brasília, Curitiba, Recife, Atlântico e Manaus), todos dotados de adequada rede de comunicações e integrados ao Sistema COSPAS-SARSAT que capta e processa as informações da localização do acidente com a utilização de satélites. Contam, ainda, com um “software” que permite o planejamento digital das Operações SAR, abreviando, ainda mais, o tempo de resposta a um incidente SAR, agilizando sobremaneira o atendimento às vítimas de acidentes aéreos ou marítimos na área de jurisdição brasileira.


Através de um relacionamento sistêmico com o COMGAR, as operações aéreas do Sistema SAR são executadas por seus esquadrões que dispõem de aviões, helicópteros e paraquedistas, baseados em diferentes pontos do Brasil, prontos para atuar a qualquer hora e em qualquer lugar.


Contudo, as Operações SAR nacionais e internacionais, amplamente divulgadas pela imprensa, não seriam viáveis sem a dedicação irrestrita de seus profissionais comprometidos com o trabalho árduo, pessoas que são exemplos de superação e que estão em permanente estado de alerta, 365 dias por ano, em prol do objetivo maior que é salvar vidas.


Neste contexto, vivenciando cenários de lutas e glórias, muitas vezes anônimas, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), representando a Força Aérea Brasileira, se faz presente para cumprir a sua missão e honrar o seu compromisso internacional.


Parabéns a todos os profissionais abnegados que fazem parte do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro.

“...para que outros possam viver!”

 


Ten Brig Ar RAMON BORGES CARDOSO

Diretor-Geral do DECEA