Notícias

Ordem do dia: 53 anos da 1ª Inspeção em Voo no Brasil com Tripulação e Aeronave Nacionais

publicado: 17/02/2012 07:44

 




No dia 21 de fevereiro de 1959, há exatos 53 anos, decolava a primeira aeronave de inspeção em voo de matrícula nacional comandada por brasileiros. A bordo do lendário DC-3 (C-47 2065), a tripulação composta pelo Cap Av José Caetano Távora, Cap Av Murilo Corrêa Neto, SO Wilson Machado e Sgt José Moraes Pereira entraria para a história da inspeção em voo no Brasil.



O voo, de aproximadamente cinco horas de duração, que verificou as condições de sítio para a instalação do VOR Maricá, deu início a uma trajetória de sucesso e confiança que a atividade de inspeção em voo transmite até hoje aos usuários dos serviços de navegação aérea no país.



Desde então, a inspeção em voo vem acompanhando o desenvolvimento da atividade aérea no mundo, o aumento expressivo de seu volume de tráfego aéreo e, consequentemente, o crescente número de auxílios à navegação, além da constante evolução tecnológica de equipamentos em solo e embarcados.



Todo esse cenário motivou o então Ministério da Aeronáutica a criar, em 1972, uma Unidade Aérea exclusiva para condução da atividade de inspeção em voo no país: o Grupo Especial de Inspeção em Vôo – GEIV.



A partir de então, o GEIV tem sido a Unidade responsável pela verificação da confiabilidade e da precisão dos auxílios à navegação aérea em todo o país e da radiomonitoragem do espectro eletromagnético em seu espaço aéreo.



E num país com dimensões continentais como o Brasil, a manutenção de uma estrutura segura de Controle do Espaço Aéreo requer muito esforço e dedicação dos profissionais envolvidos.



Atualmente, o GEIV realiza um total aproximado de 1.000 inspeções em voo por ano, dispõe de uma dotação de 10 aeronaves de inspeção, 04 HAWKER 800 XP e 06 EMBRAER 110, voa 4.000 horas anualmente, além de contar com um efetivo de 230 militares dedicados exclusivamente à atividade aérea.



Mediante o cumprimento de sua ininterrupta missão, realizada 365 dias ao ano, a qualquer hora e a qualquer tempo, o GEIV garante a operação regular e segura do tráfego aéreo em todo o país.



Por tudo isso, e com grande satisfação, comemoramos, neste 21 de fevereiro, o dia da primeira inspeção em voo realizada no Brasil com tripulação e aeronave nacionais, orgulhosos de termos hoje o sentimento do dever cumprido, ao longo desses 53 anos, e conscientes de que nenhum acidente aéreo foi motivado por uma falha da inspeção em voo ou dos auxílios à navegação aérea em nosso país.



Agradeço a todos que tanto se dedicaram à atividade de inspeção em voo até hoje e incentivo aos mais jovens a se empenharem cada vez mais, pois novos tempos estão surgindo, com novos vetores, novas tecnologias, novos conceitos e procedimentos, e certamente repletos de inúmeros desafios.



Profissionais da Inspeção em Voo, parabéns pelo dia de hoje e sejam felizes em suas próximas missões.