Notícias

DECEA terá planejamento especial para o controle do espaço aéreo no feriado de Carnaval

Operação tem como foco o aumento da capacidade do espaço aéreo nos aeroportos mais movimentados do país


publicado: 18/02/2020 12:08

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), iniciou, nesta segunda-feira (17/02), a Operação Carnaval 2020 nos aeroportos mais movimentados neste período. A Operação ocorrerá até o dia 04 de março, quando acaba o pico de movimentação da demanda de voos durante o Carnaval.

Os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Campinas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Recife (PE), Salvador e Porto Seguro (BA) e Florianópolis (SC) terão as operações de monitoramento do fluxo de tráfego aéreo intensificadas pelo CGNA.

Durante a Operação Carnaval 2020 (17 de fevereiro a 04 de março), o CGNA adotará medidas de contingência para facilitar o grande fluxo de passageiros. O reforço nas equipes operacionais e nos órgãos de controle de tráfego aéreo, de acordo com a expectativa de demanda, foi uma das medidas implantadas com base no planejamento do CGNA.

A movimentação de aeronaves no espaço aéreo brasileiro será acompanhada no Salão Operacional do CGNA. "Profissionais de controle de tráfego aéreo, administradoras de aeroportos e empresas aéreas atuam em conjunto nas decisões de gerenciamento em casos que envolvem não apenas o aumento de tráfego aéreo durante a festividade, mas também em situações como mau tempo”, esclarece o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino.

Durante este período do Carnaval haverá reforço de profissionais de Serviço de Informações Aeronáuticas nos setores de Plano de Voo.

Serão adotados, também, o Plano de Alternados e o Plano de Desvios em Condições Meteorológicas Severas (SWAP), inciativas do CGNA em conjunto com as empresas aéreas e aeroportos. O objetivo é orientar, de maneira estratégica, as ações a serem adotadas no nível tático, por ocasião de cenários operacionais com degradações que impliquem em elevado número de voos alternados ou com condições meteorológicas severas que tenham a necessidade de evitar um determinado espaço aéreo, mantendo níveis mínimos de eficiência operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Segundo levantamento do CGNA, a previsão é de 69.626 movimentos aéreos da aviação comercial (pousos e decolagens) para o período de 17 de fevereiro a 04 de março.

Todas as informações estão disponíveis no Portal Operacional do CGNA – http://portal.cgna.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel e Luiz Eduardo Perez