Notícia Destaque
Oficiais de Nações Amigas conhecem Organizações do DECEA
A comitiva de alunos estrangeiros fez visita de estudo ao GEIV e ao CGNA
A visita teve o objetivo de mostrar as atividades e a respectiva missão das organizações subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). “Essa viagem de estudos é muito relevante por ser uma oportunidade de reforçarmos perante os alunos das Nações Amigas que estão participando desse intercâmbio a excelência do controle do espaço aéreo e o que faz o Brasil ser destaque neste segmento”, afirmou a Instrutora do Curso de Comando e Estado-Maior da ECEMAR, Tenente-Coronel Soraia Emilia Amin dos Santos.
Na visita ao GEIV, o Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Aviador Antonio Carlos Marins Pedroso Filho, fez uma apresentação sobre o histórico, a missão e as atribuições da organização. “A visita dos alunos é importante para que percebam a capacidade da Força Aérea por meio do DECEA, como também do trabalho do Grupo Especial de Inspeção em Voo, em garantir à sociedade um serviço de navegação aérea seguro e eficiente”, ressaltou.
Após o briefing, os participantes conheceram as aeronaves-laboratório, o Legacy 500 (IU-50) e o Hawker 800 XP (IU-93), e seus equipamentos embarcados, compreendendo a logística da inspeção em voo.
Seguindo o cronograma, na visita ao CGNA, os alunos foram recebidos pelo Adjunto da Divisão de Operações, Major Aviador Bruno Antunes Ramos, representando o Comandante do Centro, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.
O Oficial apresentou a evolução dos serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) no Brasil e as demandas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM). Foi explanado, ainda, o trabalho de coordenação da distribuição, por meio de transporte aéreo, dos órgãos para transplante no Brasil. A Organização conta com uma posição da Central Nacional de Transplantes (CNT) em seu Salão Operacional, 24 horas por dia, para gerenciar a logística de distribuição.
Em visita ao Salão Operacional, a comitiva conheceu o monitoramento de aeronaves no espaço aéreo brasileiro e as medidas adotadas pela organização, visando à segurança, à fluidez e à eficiência da navegação aérea. “As decisões são tomadas de forma colaborativa, a fim de adotar ações com menor impacto possível para o usuário”, afirmou o Major Bruno.
Ao final, a Major Aviadora Liliana Gabriela Urrego externou a satisfação em visitar as instalações das Organizações do DECEA. “Tivemos a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da Força Aérea com relação ao controle do espaço aéreo no Brasil, a inspeção em voo e as tecnologias empregadas, considero uma referência pelo alto nível de serviço apresentado”, afirmou a Oficial-Aluna dos Estados Unidos.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: SO Pessanha e 1S Raeder (ICA)
Revisão: Major Aviador Lopes