Notícias

Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégias Marítimas conhecem DECEA e CGNA

publicado: 07/10/2022 11:52

 




 

Uma comitiva do Curso de Política e Estratégias Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval visitou, nesta quinta-feira (06/10), as instalações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Participaram da visita 31 Oficiais-Alunos da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Aeronáutica e Polícia Federal.

O curso visa capacitar os alunos a analisarem, com propriedade, os arranjos de Forças atuais e as necessidades futuras da Marinha para o atendimento da Política de Defesa Nacional. “Além da capacitação, esperamos aumentar a integração e o fluxo de informações para que, no futuro, possamos ter projetos com maior efetividade em conjunto com a Força Aérea Brasileira”, destacou o encarregado do C-PEM, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Alexandre Motta de Sousa.

Seguindo o cronograma, a comitiva foi ao CGNA, unidade subordinada ao DECEA, que é a responsável por gerenciar o fluxo dos movimentos aéreos no Brasil e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea.

Os alunos foram recebidos pelo chefe da Subdivisão Estratégia do CGNA, Major Aviador Alexandre Gonçalves de Carvalho. Após a apresentação do vídeo institucional, o oficial apresentou a evolução dos serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) no Brasil e as demandas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).

Profissionais de controle de tráfego aéreo, administradoras de aeroportos e empresas aéreas atuam em conjunto nas medidas de gerenciamento do tráfego aéreo. “As decisões são tomadas de forma colaborativa, a fim de adotar ações com menor impacto possível para o usuário”, afirmou o Major Carvalho.

Outro assunto em destaque foi a atuação do CGNA durante os grandes eventos realizados no Brasil de 2012 a 2016: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20); Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar o Salão Operacional do CGNA, onde conheceram o monitoramento de aeronaves no espaço aéreo brasileiro e as medidas adotadas pela organização, visando a segurança, a fluidez e a eficiência da navegação aérea.

Na visita ao DECEA, a comitiva foi recebida pelo chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, que fez uma apresentação na qual destacou a missão do DECEA: “contribuir para a garantia da soberania nacional, por meio do gerenciamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”.

O Oficial-General apresentou também a estrutura, as atribuições e o planejamento estratégico do DECEA. Foi enfatizado a importância do Programa Sirius Brasil, que abrange 32 empreendimentos nas áreas de gerenciamento de tráfego aéreo, meteorologia, informações aeronáuticas, busca e salvamento, operações militares, navegação e vigilância, segurança, logística, telecomunicações e recursos humanos.

Ao final da visita, o Brigadeiro Peçanha externou o prazer em receber a comitiva e falou da satisfação em ter também realizado o curso, pela grande experiência e aprendizado.

A Capitão de Mar e Guerra (Md) Sônia Petersen Alonso, em nome do Contra-Almirante João Alberto de Araújo Lampert, diretor da Escola de Guerra Naval, agradeceu pela disponibilidade e cordialidade com que os alunos foram recebidos pelo DECEA. “É uma oportunidade ímpar conhecermos o trabalho que envolve uma grande responsabilidade e muitos desafios para os controladores que monitoram o percurso das aeronaves, garantindo um fluxo seguro de tantas pessoas, além do apoio às operações militares, capacitação constante, redução de emissão de CO² e economia de combustível”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: 1S Raeder (ICA)


Assunto(s): CGNA Visita do C-PEM