Notícia Destaque

Offset na CISCEA é tema de palestra no I Workshop de Fomento da Indústria Aeroespacial

Foram destacadas as características e peculiaridades dos acordos de compensação firmados pela CISCEA e a comparação das políticas mundiais de offset.


publicado: 23/05/2022 07:20

 




O 1º Workshop de Fomento da Indústria Aeroespacial contou com a participação da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), representada pela chefe da Seção de Gerenciamento de Obtenções, a Primeiro Tenente Intendente Amanda Priscila de Moura Gabriel.

O evento ocorreu no dia 11 de maio no Auditório Lacaz Netto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e foi promovido pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de sua Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI).

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros fez a abertura do evento, que contou com 138 participantes, dentre eles, representantes de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), do Exército Brasileiro (EB) e da Marinha do Brasil (MB), além de membros de universidades federais e da indústria de defesa.

A Tenente Amanda Moura ministrou a palestra “Offset na CISCEA: casos e prospectiva para o futuro”, apresentando histórico e estrutura da Comissão, as características e peculiaridades dos acordos de compensação firmados pela CISCEA e a comparação das políticas mundiais de offset.

Acordo de compensação, ou offset, é uma prática de comércio internacional utilizada nas contratações públicas, principalmente na área de defesa, onde o offset pode ser entendido como uma forma de compensação tecnológica, industrial ou comercial, que ocorre de forma direta ou indireta.

“As duas principais discussões que permeiam a relação entre defesa e desenvolvimento são se existe relação entre gastos militares e crescimento econômico e se os gastos militares geram desenvolvimento tecnológico na sociedade como um todo. Ao pensarmos no contexto atual de globalização e competição no mercado internacional de produtos de defesa, os offsets estão sendo discutidos cada vez mais”, declarou a oficial.

Outro ponto destacado pela Tenente Amanda Moura sobre offset foi a análise da sustentação da capacidade absortiva da empresa beneficiada pela compensação. “É possível assegurar que as vantagens decorrentes da compensação irão acontecer de forma sustentável, tendo como objetivo final o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID)”.

Em análise global, a oficial destacou também que o Brasil pode e vem aprendendo com as experiências de outros países, exemplo de Israel, Coreia do Sul, Índia e Emirados Árabes Unidos. “São países que possuem políticas de offset interessantes e que têm levado à inclusão de fornecedores nacionais em cadeias globais e ao desenvolvimento de competências tecnológicas”, explicou a Tenente Amanda Moura.

O evento, que fez parte do Curso de Introdução aos Acordos de Compensação (CIAC), teve como tema os desafios e os fatores de sucesso dos projetos de offset no Comando da Aeronáutica.  A programação foi organizada em torno de quatro palestras e de uma mesa-redonda com representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do IFI, do ITA e da CISCEA.

“A importância do workshop para a integração entre Academia, Estado e Indústria é a de viabilizar a apresentação de estudos e de casos de sucesso de offset que permitam a melhoria dos nossos projetos, levando ao conhecimento das empresas e das universidades a prática de fomento executada pela FAB”, explicou o Major Especialista em Comunicações Alexander de Mello Lima, Chefe da CDI do IFI.

 

Assessoria de Comunicação Social Por 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso (CISCEA) - editado por Daisy Meireles Fonte e fotos: IFI – DCTA - edição de Luiz Eduardo Perez