Notícias

OACI e DECEA apresentam as ações do PSO na América do Sul

publicado: 07/12/2017 12:36

 




Ainda na parte da manhã do Safety Management Summit 2017, foram apresentados as ações e os desafios da implementação do Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR) na região sul-americana (Região SAM).

Representando a Organização da Aviação Civil Internacional de Lima (OACI Lima), Marcelo Ureña, que é especialista em Segurança Operacional, apresentou o tema “Planejamento Regional de Implementação do SMS e SSP na América do Sul”.

Dentre os objetivos estratégicos apresentados para o Programa Estatal de Segurança Operacional (SSP) está a redução das taxas de acidentes em todos os segmentos da aviação.

Segundo Ureña, objetivos estratégicos específicos para a Região SAM já estão traçados a curto, médio e longo prazo. Para 2020, espera-se que todos os países tenham o SSP implementado e que, até 2025, todos estejam efetivados de maneira adequada às complexidades de seus respectivos sistemas de aviação civil.

A longo prazo, para 2030, estima-se que se tenha um período consecutivo a partir deste ano de três anos sem fatalidades em acidentes de aeronaves.

São países participantes do acordo de implementação do SSP até 2018: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guyana, Panamá, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Falar de Segurança Operacional é falar de garantir a segurança das pessoas. “Nossa tarefa é salvar vidas”, concluiu Ureña.

O tema “Desafios e projetos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – Região da América do Sul” foi apresentado pelo Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento.

Focando na Segurança Operacional, o Brigadeiro Luiz Ricardo apresentou os projetos realizados e em andamento no Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) Global e Nacional.

Após falar das diretrizes para Segurança Operacional e apresentar um vídeo do DECEA, ele tratou da concepção operacional para Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, destacando a impressionante área de cobertura do gerenciamento do espaço aéreo – com seus 22 milhões de km2.

O Processo de Decisão Colaborativa (CDM) também foi apresentado, evidenciando que a reunião de autoridades em prol da concretização dos resultados esperados pela sociedade é mesmo crucial para o cumprimento das missões.

Para exemplificar esta maneira de conduzir as deliberações, o Brigadeiro citou a Sala Master de Comando e Controle ativada em todos os grandes eventos realizados no Brasil nos últimos anos.

O PBN-Sul (Navegação Baseada em Performance na Região Sul), que faz parte do Programa SIRIUS, também foi citado, mostrando a modernização dos aeroportos com a otimização da estrutura da Rede de Rotas ATS (Air Traffic Services – Serviços de Tráfego Aéreo) e Implementação Operacional da Navegação Baseada em Performance em Área de Controle Terminal.

Ter ideia da grandiosidade dos empreendimentos gerenciados pelo DECEA foi uma meta desta apresentação. Trata-se de um território de dimensões continentais, com números impressionantes de aeroportos e aeródromos, com intenso fluxo de aeronaves em rota para controlar.

O SDOP tratou ainda dos drones e sua regulamentação, visando enfatizar as ações específicas do PSO-BR. O Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) foi apresentado, bem como sua norma nacional.

O Sistema de Aumentação Baseado em Solo (GBAS), o Sistema de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B, do inglês Automatic Dependent Surveillance – Broadcast) e o Serviço de Tráfego Aéreo Remoto (R-ATS) também foram explanados, exemplificando os projetos realizados e em andamento em suas implementações.

Os Acordos Internacionais, como o Brigadeiro bem destacou, também são de fundamental importância. Como exemplo, ele destacou o recente acordo de cooperação firmado com a EUROCONTROL que possibilita a melhoria da prestação de serviços no Brasil e, consequentemente, também ajudam a impulsionar o desenvolvimento na América do Sul.

Após a sua apresentação, foi realizado um debate com os palestrantes.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Telma Penteado – jornalista
Fotos: Fábio Maciel


Assunto(s): DECEA anac SMS 2017