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Novos Procedimentos para aproximação no Santos Dumont são validados em simulador

publicado: 28/04/2012 12:28

 




Novos procedimentos de aproximação por instrumentos para o Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, estão em fase de validação para a entrada em vigor em maio. Fundamentados na navegação baseada em performance (satélite e performance de bordo), esses procedimentos, chamados de RNP AR (Required Navigation Performance with Authorization Required),  permitirão uma aproximação mais estável, com menos ruído e em condições ainda mais adversas de teto e visibilidade.

Como parte importante desse processo, atividades de capacitação de tripulantes (Flight Crew Ground School) e de validação em simulador de voo foram realizadas, nos dias 3 e 4 de abril, nas instalações da CAE Aviation Training and Services em Guarulhos, SP.

No treinamento, militares foram familiarizados com processos e requisitos específicos para cumprir os procedimentos RNP AR, assim como as ações tomadas pelas tripulações que irão voar estas rotas em casos anormais de voo, como falha de motor, vento em altitude, falha de FMS, etc.

A validação dos procedimentos ocorreu em um moderno simulador de voo do Boeing 737-800, capaz de reproduzir as condições de terreno e o cenário que circunda o Aeroporto Santos Dumont. Além dos elaboradores de procedimento do DECEA e pilotos inspetores do GEIV, participaram desta validação técnicos da ANAC, pilotos da Gol Linhas Aéreas e profissionais da GE/ Naverus, empresa contratada pela Gol para assessorar a companhia aérea no projeto.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho (JP 25768 RJ) - danieldhm@decea.gov.br