Notícias

Novos conceitos são apresentados no X Simpósio AIS/AIM

publicado: 23/05/2013 14:02

 




Os participantes do X Simpósio AIS/AIM assistiram a diversas apresentações, formaram grupos de trabalho, discutiram novos conceitos e comemoram o 60º Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica.

O evento aconteceu na semana de 13 a 17 de maio, no auditório do Instituto Histórico-cultural da Aeronáutica (Incaer) e reuniu mais de 130 profissionais AIS  e áreas afins, que discutiram novas regras para criação, divulgação e gerenciamento da documentação AIS.


Na abertura, o Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho falou da grande satisfação de iniciar um evento que trará conhecimento e evolução para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). "Julgo que durante o Simpósio, os senhores vão ter oportunidades para discutir e conhecer o que o DECEA está fazendo diante do novo desafio AIM/BR. Acredito que vamos nivelar conhecimento para todos".

O Simpósio permitiu que os 134 participantes traçassem um novo perfil para o Profissional AIS, assim como discutissem um Sistema Dinâmico de Informação NOTAM e um Serviço de Sala AIS Virtual, como consequência da nova conceituação AIM adotada no Brasil.

A implementação do Projeto AIM-BR é fator imprescindível para o sucesso da missão do DECEA como regulador e prestador de serviços de navegação aérea, por isso enaltece a necessidade do envolvimento e comprometimento amplo de toda a comunidade aeronáutica.

Para o evento foram convidados os profissionais envolvidos com informações aeronáuticas: AIS, meteorologistas, controladores de tráfego aéreo,  equipe de aeródromos, pilotos civis e militares, representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de outros interessados no tema do Simpósio: Gestão da Informação Aeronáutica no contexto CNS/ATM.

As palestras

Temas como a influência da atividade AIS na Tomada de Decisão Colaborativa, ou, ainda, informações sobre a evolução do AIM no Brasil e a apresentação do SIGMA, o projeto de distribuição dos terminais remotos e dos terminais de autoatendimento, foram abordados com total desenvoltura pelos palestrantes.

Em sintonia com o AIM, o Brasil também está acompanhando a evolução do Gerenciamento Amplo e Integrado de Informações Sistêmicas (SWIM), conceito proposto pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para entrar em operação na segunda metade desta década, que consiste em padrões, infraestrutura e governança voltados para o gerenciamento da informação relacionada ao ATM e seu intercâmbio entre partes qualificadas, por meio da interoperabilidade de sistemas e bancos de dados com todo o tipo de informação de interesse da comunidade aeronáutica e usuários em geral do transporte aéreo.

O SWIM foi um dos assuntos apresentados no Simpósio e vai promover incremento de eficiência nesse tipo de transporte, permitindo que usuários em todos os níveis de decisão ou aplicação acessem simultaneamente a mesma informação.

Outros tópicos importantes e algumas novidades, não só para o pessoal do DECEA, mas também para os outros participantes como Marinha, Exército, Infraero, ANAC e de outros órgãos, foram discutidos: A informação Aeronáutica no contexto do CNS/ATM; e, ainda o e-TOD.

O Sistema de Gestão da Qualidade e a Coleta da Informação de Forma Digital não foram esquecidos. Os referidos assuntos foram apresentados com a finalidade de mostrar a nova realidade digital, as demandas do mercado e as solicitações de divulgação da informação aeronáutica e, ainda, a importância de se manter a qualidade nos produtos do DECEA.

Também foi inserida na programação, uma visita ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA),  para que os participantes conhecessem o ambiente do profissional AIS nessas Unidades e as novidades apresentadas pelos palestrantes.

Um dos militares da Marinha do Brasil, 3º Sargento Agner da Cruz Gomes, afirmou que estava impressionado com o nível de atualização do profissional AIS do SISCEAB. "Tudo aqui é novidade para mim" - declarou o militar.

 

A comemoração

No dia 15 de maio foi comemorado o Dia Internacional do Serviço de Informações Aeronáuticas, que completava 60 anos de atividades. Uma formatura aconteceu no pátio do Grupo Especial de Inspeção em Voo, com a presença dos militares do DECEA, ICA, CGNA e GEIV e dos participantes do Simpósio. Além disso, um vídeo comemorativo produzido pela Assessoria de Comunicação Social foi exibido durante o evento.

 

As homenagens

O Tenente-Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, Chefe do CGNA;  o Tenente-Coronel R1 Rinaldo de Azevedo Silva Moreira e o civil Ricardo Castro Magdalena receberam homenagens do público por suas valiosas contribuições como ícones do Serviço de Informações Aeronáuticas no Brasil.

 

Os GT

Grupos de Trabalho foram formados para discutir e propor novas regras para criação, divulgação e gerenciamento da Documentação AIS, assim como definir o novo perfil do profissional AIS. Todos os trabalhos foram apresentados e debatidos no último dia do Simpósio.

Um das propostas apresentadas pelos Grupos foi  a realização de encontros regionais no mesmo padrão do Simpósio, para que pudesse atingir maior número de pessoas interessas nos temas apresentados. Segundo o Capitão Airton Silva de Teles, Chefe da Seção de Coordenação e Controle de Informação Aeronáutica, o primeiro encontro regional deve acontecer ainda em 2013 em local a ser definido.

Os resultados

Mudanças profundas foram lançadas após os grupos de trabalho apresentarem suas ideias para a a evolução conceitual do AIM/BR. "O AIM é de todos e acredito que o Simpósio revelou isso para controladores de tráfego aéreo, meteorologistas e também para os AIS" - declarou o Suboficial Claudius Sany Soares Cardoso, da  Seção de Planejamento de Informação Aeronáutica.

Segundo o militar, o Simpósio reforçou a ideia de que o AIM está inserido em todas as especialidades. "Posso dizer que, a partir de agora podemos avaliar esse conceito de forma correta e marcar essa nova conceituação. Todos os profissionais devem trabalhar dentro do conceito AIM e pensar sempre num padrão que permeia todo o trabalho que envolve o DECEA" - afirmou Cardoso.

Os debates que se seguiram após as apresentações foram enriquecidos com as críticas e sugestões de todos e, segundo os organizadores, possibilitaram revisão dos requisitos operacionais planejados.

Assim, verificamos que a aproximação dos usuários de informações aeronáuticas do DECEA no Simpósio gerou novos conceitos ao seu processo produtivo e a busca de melhor qualidade, alinhados à necessidade de adequação aos requisitos.

O Diretor-Geral do DECEA declarou no encerramento que os resultados apresentados no Simpósio vão trazer ganhos para o Departamento. "Vamos rever nosso trabalho e dar continuidade às atualizações previstas".

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br
Fotografias: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF) e Fábio Maciel (RJ 33110 RF)


Assunto(s): AIM AIS