Notícias
Novo equipamento viabiliza modernização e manutenção de radares sem interromper operações
Um radar secundário transportável – ágil e de fácil mobilização - é a mais nova e significativa aquisição do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O equipamento viabiliza a modernização – e a manutenção regular - dos radares do SISCEAB sem interromper as operações destes; uma vez que, dada suas capacidades funcionais, o equipamento os substitui com análoga efetividade e segurança.
Fabricados pela multinacional espanhola INDRA os Radares Secundários Transportáveis IRS-20MP/S serão utilizados pelo Parque de Material de Eletrônica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) quando a indisponibilidade prevista para um determinado radar de controle puder originar impacto operacional no sistema - tal como restrição de tráfego, aumento de separações, etc - com duração superior a trinta dias, seja por manutenção preventiva ou corretiva, substituição ou modernização.
O radar transportável tem um raio de alcance de 256 NM (aproximadamente 500 km) e é capaz de operar em Modo S, padrão de máxima precisão para a identificação aeronaves. Pode atuar nas fases de aproximação das aeronaves – como ocorre nos Controles de Aproximação (APP) – ou nas fases de voo em rota – escopo dos radares empregados nos centros de Controle de Área (ACC).
[slideshow id=119]
A princípio, foram adquiridos dois equipamentos do modelo. O primeiro foi instalado em agosto de 2011 no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo da Chapada dos Guimarães (DTCEA-GI), no Mato Grosso, onde deve permanecer até março do ano corrente. O segundo está em fase de implementação no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Santa Teresa (DTCEA STA) e lá permanecerá até agosto de 2012.
Em ambos os casos, o uso do Radar Transportável IRS-20MP/S viabilizará a substituição do radar TRS2230 pelo LP23SST, mais adequado para as operações.
Ainda de acordo com a programação para a substituição dos radares TRS 2230, conduzida pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), os próximos locais de instalação serão o DTCEA TRM, em Três Marias – MG, ainda em 2012 e o DTCEA TNB, Tanabi-SP, previsto para 2013.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho (Mtb25768/RJ)
danieldhm@decea.gov.br