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Novo Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas já está em vigor
publicado:
16/12/2019 17:45
Com o objetivo de revisar e ajustar o Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas que visa manter o fluxo de tráfego aéreo ordenado no espaço aéreo brasileiro, bem como atender as necessidades operacionais dos órgãos ATC e das empresas aéreas nacionais e internacionais, o CGNA coordenou, no período de 23 a 27 de setembro de 2019, a Décima Segunda Reunião do Grupo ADHOC do GEPEA Tomada de Decisão Colaborativa – Rotas (GEPEA/SG1/CDM-Rotas/12).
O evento contou com a participação dos órgãos do SISCEAB, além da IATA, ABEAR e das empresas aéreas GOL, LATAM, PASSAREDO, AZUL Linhas Aéreas, American Airlines, Delta Airlines e United Airlines.
A exemplo do que tem acontecido com outros Grupos de Trabalho que tratam de temas relacionados com a organização e o gerenciamento do espaço aéreo, por decisão do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), o fórum CDM-Rotas, desde 2018, foi absorvido como um Grupo ADHOC do Subgrupo 1 – Espaço Aéreo do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), permanecendo sob a responsabilidade do CGNA, afirma a Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Aline Popiel, Encarregada Seção de Planejamento do Espaço Aéreo, da Subdivisão de Organização e Gerenciamento do Espaço Aéreo (AOM).
Foram analisadas as Rotas Preferenciais e Alternativas internacionais e domésticas, com foco especial naquelas procedentes ou destinadas ao aeroporto de Guarulhos, e aeroportos localizados na América Central e na América do Norte. Assim sendo, foram criadas mais quatro opções de Rotas Preferencias partindo de SBGR com destino à América Central e à América do Norte.
Dentre os principiais resultados alcançados podemos citar:
O novo Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas entrou em vigor no dia 5 de dezembro de 2019 e estará disponível na AISWEB, na seção de Rotas Preferenciais.
O balanço dos resultados alcançados no evento está representado nos quadros abaixo.
O evento contou com a participação dos órgãos do SISCEAB, além da IATA, ABEAR e das empresas aéreas GOL, LATAM, PASSAREDO, AZUL Linhas Aéreas, American Airlines, Delta Airlines e United Airlines.
A exemplo do que tem acontecido com outros Grupos de Trabalho que tratam de temas relacionados com a organização e o gerenciamento do espaço aéreo, por decisão do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), o fórum CDM-Rotas, desde 2018, foi absorvido como um Grupo ADHOC do Subgrupo 1 – Espaço Aéreo do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), permanecendo sob a responsabilidade do CGNA, afirma a Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Aline Popiel, Encarregada Seção de Planejamento do Espaço Aéreo, da Subdivisão de Organização e Gerenciamento do Espaço Aéreo (AOM).
Foram analisadas as Rotas Preferenciais e Alternativas internacionais e domésticas, com foco especial naquelas procedentes ou destinadas ao aeroporto de Guarulhos, e aeroportos localizados na América Central e na América do Norte. Assim sendo, foram criadas mais quatro opções de Rotas Preferencias partindo de SBGR com destino à América Central e à América do Norte.
Dentre os principiais resultados alcançados podemos citar:
- otimização dos fluxos de chegada e saída da TMA-CY, principalmente com destino a SBGR, SBSP e SBKP;
- otimização dos fluxos procedentes de SBGR, SBSP e SBKP com destino a SBFZ;
- estabelecimento do FUA (Uso Flexível do Espaço Aéreo) na SBR 454 (GAVIÃO PEIXOTO). Foram criadas Rotas Preferenciais que permitem o sobrevoo desta área no período noturno.
O novo Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas entrou em vigor no dia 5 de dezembro de 2019 e estará disponível na AISWEB, na seção de Rotas Preferenciais.
O balanço dos resultados alcançados no evento está representado nos quadros abaixo.
GERAL
Rotas Em Vigor | Rotas Canceladas | Rotas Modificadas | Rotas Mantidas |
190 | 3 | 34 | 153 |
% | 1,58% | 17,90% | 80,52% |
Resumo de modificações no Banco de Rotas Preferencias e Alternativas
Empresas | Propostas | Propostas Aprovadas | Propostas Aprovadas Com Ajustes | Propostas Não Aprovadas |
AZUL | 11 | 3 | 5 | 3 |
GOL | 58 | 21 | 14 | 23 |
PASSAREDO | 0 | 0 | 0 | 0 |
LATAM | 0 | 0 | 0 | 0 |
TOTAL | 69 | 24 | 19 | 26 |
% | 100 | 34,78 | 27,54 | 37,68 |
Resumo de inclusões no Banco de Rotas Preferencias e Alternativas
Empresas Nacionais | Propostas Novas Rotas | Novas Rotas Aprovadas | Novas Rotas Aprovadas com Ajustes | Novas Rotas Não Aprovadas |
AZUL | 17 | 8 | 0 | 9 |
GOL | 2 | 0 | 2 | 0 |
PASSAREDO | 3 | 0 | 0 | 3 |
AAL | 3 | 0 | 2 | 1 |
TOTAL | 25 | 8 | 4 | 13 |
% | 100 | 32,00 | 16,00 | 52,00 |