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Novo Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas já está em vigor

publicado: 16/12/2019 17:45

 




Com o objetivo de revisar e ajustar o Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas que visa manter o fluxo de tráfego aéreo ordenado no espaço aéreo brasileiro, bem como atender as necessidades operacionais dos órgãos ATC e das empresas aéreas nacionais e internacionais, o CGNA coordenou, no período de 23 a 27 de setembro de 2019, a Décima Segunda Reunião do Grupo ADHOC do GEPEA Tomada de Decisão Colaborativa – Rotas (GEPEA/SG1/CDM-Rotas/12).

O evento contou com a participação dos órgãos do SISCEAB, além da IATA, ABEAR e das empresas aéreas GOL, LATAM, PASSAREDO, AZUL Linhas Aéreas, American Airlines, Delta Airlines e United Airlines.

A exemplo do que tem acontecido com outros Grupos de Trabalho que tratam de temas relacionados com a organização e o gerenciamento do espaço aéreo, por decisão do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), o fórum CDM-Rotas, desde 2018, foi absorvido como um Grupo ADHOC do Subgrupo 1 – Espaço Aéreo do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), permanecendo sob a responsabilidade do CGNA, afirma a Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Aline Popiel, Encarregada Seção de Planejamento do Espaço Aéreo, da Subdivisão de Organização e Gerenciamento do Espaço Aéreo (AOM).

Foram analisadas as Rotas Preferenciais e Alternativas internacionais e domésticas, com foco especial naquelas procedentes ou destinadas ao aeroporto de Guarulhos, e aeroportos localizados na América Central e na América do Norte. Assim sendo, foram criadas mais quatro opções de Rotas Preferencias partindo de SBGR com destino à América Central e à América do Norte.

Dentre os principiais resultados alcançados podemos citar:

  • otimização dos fluxos de chegada e saída da TMA-CY, principalmente com destino a SBGR, SBSP e SBKP;

  • otimização dos fluxos procedentes de SBGR, SBSP e SBKP com destino a SBFZ;

  • estabelecimento do FUA (Uso Flexível do Espaço Aéreo) na SBR 454 (GAVIÃO PEIXOTO). Foram criadas Rotas Preferenciais que permitem o sobrevoo desta área no período noturno.


O novo Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas entrou em vigor no dia 5 de dezembro de 2019 e estará disponível na AISWEB, na seção de Rotas Preferenciais.

O balanço dos resultados alcançados no evento está representado nos quadros abaixo.


GERAL






















Rotas Em Vigor Rotas Canceladas Rotas Modificadas Rotas Mantidas
190 3 34 153
% 1,58% 17,90% 80,52%

Resumo de modificações no Banco de Rotas Preferencias e Alternativas





















































Empresas Propostas Propostas Aprovadas Propostas Aprovadas Com Ajustes Propostas Não Aprovadas
AZUL 11 3 5 3
GOL 58 21 14 23
PASSAREDO 0 0 0 0
LATAM 0 0 0 0
TOTAL 69 24 19 26
% 100 34,78 27,54 37,68

Resumo de inclusões no Banco de Rotas Preferencias e Alternativas





















































Empresas Nacionais Propostas Novas Rotas Novas Rotas Aprovadas Novas Rotas Aprovadas com Ajustes Novas Rotas Não Aprovadas
AZUL 17 8 0 9
GOL 2 0 2 0
PASSAREDO 3 0 0 3
AAL 3 0 2 1
TOTAL 25 8 4 13
% 100 32,00 16,00 52,00