Notícias
Novo APP (controle de aproximação) de Salvador será inaugurado amanhã
Em 31 de maio de 2016, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV), deu importante passo ao inaugurar suas modernas instalações, juntamente o início das operações da nova Torre de Controle (TWR-SV) com o que existe de mais moderno para o controle de tráfego aéreo do Aeroporto Internacional de Salvador, Deputado Luis Eduardo Magalhães, garantindo mais celeridade e segurança para todos os usuários.
Porém, os trabalhos da Comissão de Implantação de Sistemas do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (CISCEA) não se encerraram, pois, seguindo o rastro da modernidade, o Controle de Aproximação de Salvador (APP-SV) estava sendo estruturado para receber seus novos consoles de Controle de Tráfego Aéreo em Área Terminal (área de responsabilidade de um APP). Desta forma, será implementado, um moderno sistema de consoles radar, já utilizados nos grandes centros como Rio/São Paulo, o qual utiliza um software de última geração, o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), desenvolvido pela empresa Atech, uma empresa brasileira do grupo Embraer, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).
Passados 30 anos do início da operação radar na Área Terminal de Salvador, dentro de um espaço aéreo de, aproximadamente, 120 km de raio, a utilização do radar, equipamento que garante maior segurança e fluidez ao tráfego aéreo nesta região, recebe agora o software SAGITARIO, já em sua versão atualizada. Tal fato permitirá uma perfeita interface entre os sistemas da Torre de Controle Salvador e o Centro de Controle de Área Recife (ACC-RE), este último responsável pelo controle de tráfego aéreo em rota, situado no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).
O SAGITARIO, já está instalado no Centro de Controle de Área Recife (ACC-RE), já a Torre de Controle de Salvador (TWR-SV) possui dois importantes sistemas:
ACAMS - que permite o controle de algumas facilidades, principalmente o enlace de dados e as informações automáticas das condições do aeródromo);
TATIC - que permite o enlace com o sistema SAGITÁRIO, facilitando as autorizações automáticas de planos de voo além das strips eletrônicas).
Dentro desse sistema, a TWR, o APP e o ACC possuem ainda um equipamento SITTI – central de comunicações telefônicas e de frequências ar-solo, o que garante confiabilidade no controle do tráfego aéreo.
Amanhã, 28 de março de 2017, será inaugurado o novo APP-SV e, dentre os principais ganhos operacionais, podemos destacar um maior número informações dispostas no console, permitindo sua visualização imediata e agilidade nas ações rotineiras dos controladores, identificando e informando situações de conflitos. Utilizando uma interface amigável, que permitirá ao controlador flexibilizar a configuração de parâmetros operacionais, o uso do teclado fica praticamente descartado, sendo o uso do mouse a ferramenta de diálogo entre este e a tela de controle à sua frente.
O novo sistema também está preparado para tratar dados provenientes de diversos sensores de vigilância e pronto para operar com os novos conceitos de Navegação Baseada em Performance (PBN), onde o radar é um desses e onde o SAGITARIO já está preparado para incorporar as novas tecnologias.
Fonte e fotos: CINDACTA III
Edição: Daisy Meireles