Notícias

Nova versão do SETA Millennium deve entrar em operação em setembro

publicado: 25/07/2011 08:46

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), sob a coordenação do seu Subdepartamento de Operações (SDOP) e em parceria com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), está implementando uma nova versão do Sistema Estatístico de Tráfego Aéreo: o SETA Millennium-Build 3.


Com o intuito de tornar-se, em curto prazo, a principal fonte de consultas de dados de movimentos de tráfego aéreo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o novo aplicativo – cuja operação está prevista para iniciar-se em setembro de 2011 – agregará novas funcionalidades, como, por exemplo, a coleta e o processamento estatístico dos dados de FIR e de TMA/CTR e a inclusão de um moderno recurso gráfico que permitirá a confecção, por meios próprios, de Anuários Estatísticos de Tráfego Aéreo.



Para capacitar o efetivo, a Divisão de Coordenação e Controle da SDOP promoveu de 17 a 30 de Junho, no Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), um treinamento para 30 operadores, militares e civis, das sedes dos órgãos regionais e diversos Destacamentos do SISCEAB.





Em sua futura versão, prevista para entrar em operação em Setembro de 2011, o SETA Millennium-Build 3 disponibilizará cerca de 55 novos relatórios de TMA/CTR e de FIR, bem como a confecção de um novo formato de Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo. Dentre as principais novidades dessa nova versão, destacam-se a relevante diminuição das inconsistências de dados e a disponibilização de relatórios específicos, como os relativos aos Movimentos de Pico e outros voltados para os critérios de implantação de órgãos ATS e de auxílios à navegação aérea, bem como para a criação e ativação de posições operacionais.



Do mesmo modo, a partir de sua operação integral, o SETA Millennium-Build 3 fornecerá aos usuários, dados estatísticos de tráfego aéreo compatibilizados com os do BIMTRA, com os Sistemas Automatizados dos órgãos ATC e com os do Módulo Off line, com periodicidades anual, mensal, diária, horária e específica.



Atualmente, o acesso ao SETA Millennium-Build 2 é realizado, via Intraer, mediante prévio cadastramento solicitado à Divisão de Coordenação e Controle do Subdepartamento de Operações do DECEA.



A partir de setembro de 2011, os usuários do SETA Millennium-Build 3 poderão comunicar-se, entre si e também com a Divisão de Coordenação e Controle, por meio de um <chat> que estará disponível no portal do SETA Millennium e no e-mailsetamillennium@decea.gov.br 



Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA

Fonte: DCCO