Notícia Destaque

Nova versão do Portal AGA automatiza disponibilização de planos de zona de proteção

publicado: 09/06/2021 11:10

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Assessoria de Transformação Digital (ATD) do Subdepartamento de Operações (SDOP) disponibilizou, em 17 de maio, a nova versão do Portal AGA - que viabiliza para o usuário informações sobre Planos de Zona de Proteção (PZP).

O Portal AGA é a via de acesso para o SysAGA, sistema destinado à elaboração, consulta e gerenciamento de processos da área de aeródromos.

Dentre as facilidades da atualização do Portal, o usuário pode consultar os planos publicados, os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), as legislações da área de aeródromos e, também, os arquivos que auxiliam na elaboração de processos.

Houve uma evolução na linguagem de programação do novo portal, que traz um novo layout, com interface mais flexível e serviços mais acessíveis. A principal melhoria é a automatização da extração de dados de planos que tramitam no SysAGA e, após aprovados, são publicados no Portal AGA. Dessa forma, a automatização diminuiu etapas para a disponibilização de planos de aeródromos no Portal AGA e reduziu as interações manuais no gerenciamento do sistema.

“O novo Portal AGA mantém o conceito de ser um guia para os usuários do sistema e o seu gerenciamento passa a ser realizado a partir do SysAGA, por meio de consulta à base de dados estruturada única do sistema, permitindo, assim, o relacionamento de TAC, de chamados do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), de NOTAM e de INFOTEMP (informações temporárias) com os respectivos aeródromos e helipontos. Além disso, serão disponibilizados os dados dos Planos Diretores (PDIR) e dos Planos de Zona Proteção de Rotas Especiais de Aviões e Helicópteros (PZPREAH ) que foram aprovados”, afirmou o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Luis Werneck Nunes, chefe da Seção de Planejamento de Aeródromos do SDOP.

O material de apoio ao usuário do Portal AGA, com tutoriais sobre o uso das principais funcionalidades, está disponível na Central de Ajuda do DECEA.

Login único gov.br para o SysAGA

Por meio da integração com o login único do Governo Federal, disponível desde o dia 27 de maio, os usuários do SysAGA que possuem cadastro naquele serviço podem utilizá-lo. O acesso com as contas cadastradas anteriormente no SysAGA continua funcionando normalmente. Essa integração é uma diretriz do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e contempla o Plano de Transformação Digital do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Na tela de acesso ao SysAGA, o usuário escolhe entre usar o login e senha convencionais ou acessar via login único do Governo Federal, por meio de um botão específico. Ao clicá-lo, o usuário é conduzido à tela do serviço gov.br e, após preencher login e senha, já é conduzido à página inicial do SysAGA, na qual visualiza os itens de sua conta.

É importante que o usuário observe que ambos cadastros, na conta gov.br e no SysAGA, precisam ter utilizado o mesmo número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), para que o acesso por meio do login único do Governo Federal, de fato, o conduza ao perfil do usuário no SysAGA.

A conta gov.br é um meio de acesso a inúmeros serviços públicos digitais e garante a identificação de cada cidadão que se propõe a acessar os serviços digitais do governo. A finalidade do login único do Governo Federal é facilitar a identificação e autenticação do cidadão, privilegiando a governança. O login único foi criado pelo Ministério da Economia (ME), em parceria com o ServiçoFederal de Processamento de Dados (Serpro). A integração foi realizada pela ATD, desenvolvedora do SysAGA.

 

Por Glória Galembeck - ATD/SDOP
Editado por Daisy Meireles (RJ 21523 JP)