Notícias
Nova Versão da REDEMET estreia no Dia Meteorológico Mundial
publicado:
23/03/2015 13:35
A aviação é um setor em expansão. De acordo com dados da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), a demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou crescimento de 9,1% em janeiro de 2015. Com o resultado positivo, já são 16 meses consecutivos de crescimento.
Para se ter uma ideia deste percentual em números absolutos, dois dos maiores aeroportos do País, Aeroporto Internacional de Guarulhos e Aeroporto de Congonhas, somaram em 2014 mais de 600 mil movimentos aéreos, considerando pousos e decolagens. A média diária, no período, nestas localidades foi mais de 1440 movimentos (informações fornecidas pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea - CGNA).
Outro ponto a observar é o programa do governo federal de Desenvolvimento da Aviação Regional no País. O fortalecimento e a reestruturação da rede de aviação regional, com expansão da oferta e de melhorias na qualidade da infraestrutura e dos serviços aeroportuários, permitirão mais acesso da população ao transporte aéreo.
Este panorama tem estreita relação com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável pelo planejamento, gerenciamento e controle de atividades relacionadas ao controle do espaço aéreo.
Para garantir a segurança e a fluidez do tráfego aéreo no Brasil, o DECEA possui aproximadamente 11 mil profissionais atuando no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que reúne um conjunto de órgãos e instalações que realizam atividades relacionadas ao controle de tráfego aéreo. Telecomunicações e auxílios à navegação aérea, meteorologia, cartografia e informações aeronáuticas, busca e salvamento e inspeção em voo são algumas delas.
E a Meteorologia Aeronáutica – ramo da Meteorologia Aplicada que trata de fenômenos meteorológicos que afetam a navegação aérea e as atividades espaciais – ocupa lugar de destaque. Sua função é contribuir para a segurança operacional, a regularidade e a eficiência da navegação aérea.
Previsão do tempo na aviação
Os fenômenos meteorológicos podem impactar a aviação. Quando acontece um nevoeiro, por exemplo, as aeronaves não têm visibilidade para pouso ou decolagem e toda a malha aérea é afetada. Conhecer previamente estes fenômenos contribui para minimizar estes impactos.
A Rede de Meteorologia (REDEMET) é o canal utilizado pelo DECEA para fornecer dados meteorológicos para a aviação civil e militar. O objetivo é oferecer acesso rápido, eficiente e seguro. A REDEMET mantém cooperação com diversos órgãos nacionais e internacionais de Meteorologia Aeronáutica e é o meio oficial do Comando da Aeronáutica para divulgar estas informações.
No ar desde 2002, o site está sendo reformulado e seu lançamento foi programado para o Dia Mundial da Meteorologia, 23 de março. Os produtos que estão disponíveis serão mantidos: Cartas Auxiliares, Cartas de Vento, Cartas SIGWX, Imagens de Satélite, Meteograma, Plotagem de METAR, Prognóstico On-Line, Radares Meteorológicos e Tempo nos Aeródromos.
A grande mudança será a utilização de novos recursos gráficos. O principal é o georreferenciamento, recurso que facilita a localização dos produtos em mapas meteorológicos para a identificação de fenômenos que influenciam as atividades de navegação aérea. “Estamos adaptando novas funcionalidades pelo uso de tecnologias que o site anterior não dispunha. Quando a informação é georreferenciada, o usuário é direcionado a posição onde está acontecendo o fenômeno no mapa. Ele pode, ainda, aumentar a imagem com um zoom e interpolar pontos”, explicou o Major Carlos Roberto Henriques, da seção de Coordenação e Controle de Meteorologia Aeronáutica, que fez parte do grupo de trabalho para reformulação e modernização do site.
A primeira reunião aconteceu ainda em 2013. Periodicamente, profissionais das áreas de meteorologia, desenvolvedores web e engenheiros do Subdepartamento de Operações (SDOP), do Subdepartamento Técnico (SDTE), da Assessoria de Comunicação Social do DECEA e do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), se reuniram para tirar o projeto do papel e torná-lo realidade.
“As atualizações dos produtos acontecem em tempo real: imagens, mensagens para o usuário, figuras, cartas. Teremos mais interatividade, maior diversidade de produtos, novo layout, apresentação mais dinâmica e fácil manipulação”, descreveu o Major Henriques.
Novas funcionalidades
Os produtos serão classificados por cores e plotados no mapa georreferenciado, com informações relativas à meteorologia aeronáutica. Com visual mais interativo, já na tela de abertura, o usuário acessa os produtos em camadas integradas de imagens de radares, satélites, modelagem numérica, condições meteorológicas, plotagens do SIGMET – mensagem em linguagem abreviada, expedida por um Centro Meteorológico de Vigilância (CMV), sobre fenômenos observados ou previstos em rota que possam afetar as aeronaves em voo acima do FL100 – e das Regiões de Informação de Voo (FIR).
De acordo com o 1º Tenente Especialista em Meteorologia Jimmy Nogueira de Castro, o objetivo é contribuir para a melhoria da operacionalidade dos aeronavegantes na consulta das mensagens meteorológicas.
Na opção Autoatendimento será gerada a documentação necessária para o planejamento do voo, com informações meteorológicas para a sua execução.
Em Ferramenta de Monitoramento é feita a integração das mensagens meteorológicas não regulares de forma gráfica, o que permitirá a vigilância contínua das condições meteorológicas nos aeródromos e no espaço aéreo.
O Integrador de Produtos apresenta produtos em camadas georreferenciadas. O SIGMET Gráfico aparecerá em forma de mapa georrefenciado.
Por fim, o Mosaico dos Radares Meteorológicos poderá gerar a visualização em mapa georreferenciado, com recursos de visualização de vários produtos.
Infraestrutura
Para disponibilizar estas informações aos usuários, o DECEA conta com o Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA), localizado no CINDACTA I (Brasília), que hospeda e mantém os servidores do site. Já o conteúdo é gerenciado pela seção de Coordenação e Controle de Meteorologia Aeronáutica do Subdepartamento de Operações do DECEA.
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) - giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br
Para se ter uma ideia deste percentual em números absolutos, dois dos maiores aeroportos do País, Aeroporto Internacional de Guarulhos e Aeroporto de Congonhas, somaram em 2014 mais de 600 mil movimentos aéreos, considerando pousos e decolagens. A média diária, no período, nestas localidades foi mais de 1440 movimentos (informações fornecidas pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea - CGNA).
Outro ponto a observar é o programa do governo federal de Desenvolvimento da Aviação Regional no País. O fortalecimento e a reestruturação da rede de aviação regional, com expansão da oferta e de melhorias na qualidade da infraestrutura e dos serviços aeroportuários, permitirão mais acesso da população ao transporte aéreo.
Este panorama tem estreita relação com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável pelo planejamento, gerenciamento e controle de atividades relacionadas ao controle do espaço aéreo.
Para garantir a segurança e a fluidez do tráfego aéreo no Brasil, o DECEA possui aproximadamente 11 mil profissionais atuando no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que reúne um conjunto de órgãos e instalações que realizam atividades relacionadas ao controle de tráfego aéreo. Telecomunicações e auxílios à navegação aérea, meteorologia, cartografia e informações aeronáuticas, busca e salvamento e inspeção em voo são algumas delas.
E a Meteorologia Aeronáutica – ramo da Meteorologia Aplicada que trata de fenômenos meteorológicos que afetam a navegação aérea e as atividades espaciais – ocupa lugar de destaque. Sua função é contribuir para a segurança operacional, a regularidade e a eficiência da navegação aérea.
Previsão do tempo na aviação
Os fenômenos meteorológicos podem impactar a aviação. Quando acontece um nevoeiro, por exemplo, as aeronaves não têm visibilidade para pouso ou decolagem e toda a malha aérea é afetada. Conhecer previamente estes fenômenos contribui para minimizar estes impactos.
A Rede de Meteorologia (REDEMET) é o canal utilizado pelo DECEA para fornecer dados meteorológicos para a aviação civil e militar. O objetivo é oferecer acesso rápido, eficiente e seguro. A REDEMET mantém cooperação com diversos órgãos nacionais e internacionais de Meteorologia Aeronáutica e é o meio oficial do Comando da Aeronáutica para divulgar estas informações.
No ar desde 2002, o site está sendo reformulado e seu lançamento foi programado para o Dia Mundial da Meteorologia, 23 de março. Os produtos que estão disponíveis serão mantidos: Cartas Auxiliares, Cartas de Vento, Cartas SIGWX, Imagens de Satélite, Meteograma, Plotagem de METAR, Prognóstico On-Line, Radares Meteorológicos e Tempo nos Aeródromos.
A grande mudança será a utilização de novos recursos gráficos. O principal é o georreferenciamento, recurso que facilita a localização dos produtos em mapas meteorológicos para a identificação de fenômenos que influenciam as atividades de navegação aérea. “Estamos adaptando novas funcionalidades pelo uso de tecnologias que o site anterior não dispunha. Quando a informação é georreferenciada, o usuário é direcionado a posição onde está acontecendo o fenômeno no mapa. Ele pode, ainda, aumentar a imagem com um zoom e interpolar pontos”, explicou o Major Carlos Roberto Henriques, da seção de Coordenação e Controle de Meteorologia Aeronáutica, que fez parte do grupo de trabalho para reformulação e modernização do site.
A primeira reunião aconteceu ainda em 2013. Periodicamente, profissionais das áreas de meteorologia, desenvolvedores web e engenheiros do Subdepartamento de Operações (SDOP), do Subdepartamento Técnico (SDTE), da Assessoria de Comunicação Social do DECEA e do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), se reuniram para tirar o projeto do papel e torná-lo realidade.
“As atualizações dos produtos acontecem em tempo real: imagens, mensagens para o usuário, figuras, cartas. Teremos mais interatividade, maior diversidade de produtos, novo layout, apresentação mais dinâmica e fácil manipulação”, descreveu o Major Henriques.
Novas funcionalidades
Os produtos serão classificados por cores e plotados no mapa georreferenciado, com informações relativas à meteorologia aeronáutica. Com visual mais interativo, já na tela de abertura, o usuário acessa os produtos em camadas integradas de imagens de radares, satélites, modelagem numérica, condições meteorológicas, plotagens do SIGMET – mensagem em linguagem abreviada, expedida por um Centro Meteorológico de Vigilância (CMV), sobre fenômenos observados ou previstos em rota que possam afetar as aeronaves em voo acima do FL100 – e das Regiões de Informação de Voo (FIR).
De acordo com o 1º Tenente Especialista em Meteorologia Jimmy Nogueira de Castro, o objetivo é contribuir para a melhoria da operacionalidade dos aeronavegantes na consulta das mensagens meteorológicas.
Na opção Autoatendimento será gerada a documentação necessária para o planejamento do voo, com informações meteorológicas para a sua execução.
Em Ferramenta de Monitoramento é feita a integração das mensagens meteorológicas não regulares de forma gráfica, o que permitirá a vigilância contínua das condições meteorológicas nos aeródromos e no espaço aéreo.
O Integrador de Produtos apresenta produtos em camadas georreferenciadas. O SIGMET Gráfico aparecerá em forma de mapa georrefenciado.
Por fim, o Mosaico dos Radares Meteorológicos poderá gerar a visualização em mapa georreferenciado, com recursos de visualização de vários produtos.
Infraestrutura
Para disponibilizar estas informações aos usuários, o DECEA conta com o Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA), localizado no CINDACTA I (Brasília), que hospeda e mantém os servidores do site. Já o conteúdo é gerenciado pela seção de Coordenação e Controle de Meteorologia Aeronáutica do Subdepartamento de Operações do DECEA.
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) - giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br