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Nova circulação visual entra em vigor em Florianópolis

publicado: 16/10/2024 08:03

 






O céu de Florianópolis ganhou novas rotas. Dia três de outubro, entrou em vigor uma reorganização do espaço aéreo da região, com a implementação da nova circulação visual da Área de Controle Terminal de Florianópolis. Parte do projeto de reestruturação das terminais aéreas de Curitiba e da capital catarinense, iniciado em 2022, a iniciativa é fruto de um esforço conjunto do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e de representantes da circulação aérea geral.

A medida visa reorganizar o tráfego das aeronaves que operam sob as regras de voo visual, por meio de uma readequação da estrutura do espaço aéreo local. No intuito de aprimorar a fluidez dos voos, oferecendo ainda mais segurança, foram criadas rotas destinadas a este tipo de voo, as Rotas Especiais de Aeronaves em Voo Visual (REA)

O aumento dos voos no Aeroporto de Costa Esmeralda — em Porto Belo (SC), cerca de 80 quilômetros ao norte de Florianópolis — foi uma das razões da mudança. Para reorganizar o tráfego direcionado ao aeródromo, foram criados corredores exclusivos de acesso, o que reduzirá os impactos das operações do aeródromo com os tráfegos dos aeroportos de Florianópolis e Navegantes, de maior movimento.

Outra novidade é a setorização de frequências de coordenação entre aeronaves. Na porção não controlada da terminal aérea de Florianópolis, foram definidos três setores de auto coordenação. Essa medida visa aprimorar a consciência situacional dos pilotos, que deverão utilizar uma frequência específica para comunicação dentro de uma área delimitada, substituindo o uso da frequência livre nessas regiões.

As novas regras da circulação visual foram publicadas na AIC N22/24 e, assim como as novas Cartas de Corredores Visuais, já estão disponíveis no site AISWEB.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho
Imagem: Fábio Maciel