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Nova aeronave-laboratório do GEIV é apresentada na Reunião de Inspeção em Voo

publicado: 19/11/2014 09:54

 






A Reunião de Inspeção em Voo 2014, evento que reúne anualmente pilotos inspetores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), foi realizada no período de 12 a 14 de novembro, em dois locais: Hotel Nacional Inn e no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, SP.

No primeiro dia, seguindo a tradição do evento, o comandante do GEIV passa o comando para o piloto inspetor mais antigo, no caso o 09, Major-Brigadeiro do Ar RF Guido Resende Sousa - até o final do evento, na hora do Brinde do 1020.

Na programação deste ano, além do Simpósio de Inspeção em Voo e da formatura de novos militares em piloto inspetor e operadores de sistemas de inspeção em voo, houve a apresentação da nova aeronave-laboratório

Para o comandante do GEIV, Tenente-Coronel Eduardo Miguel Soares, essa edição foi um desafio o resgate à tradição da reunião de inspeção em voo, quando conseguiram reunir em grande número pilotos inspetores e operadores de sistemas nesta edição de 2014.

Exposição da nova aeronave-laboratório

A exibição de uma das seis novas aeronaves-laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo - GEIV, Legacy 500 - da Embraer, marcou o primeiro dia da Reunião.

O Legacy 500 é uma aeronave bimotor executiva de porte médio, com motorização turbofan e alcance intercontinental, desenvolvida no Brasil pela Embraer. É um projeto dotado de tecnologia fly-by-ware (controle das superfícies móveis de comando da aeronave por intermédio de pulsos elétricos), tecnologia no estado da arte até então disponível somente em grandes aeronaves comerciais ou jatos executivos maiores e de custo mais elevado. O painel de inspeção é voo é o mesmo Unifis3000, porém mais moderno.

Na FAB, as seis aeronaves serão denominadas IU50, com numeração de 3601 a 3606. A previsão de entrega da primeira aeronave é para maio de 2016 e a última para novembro de 2017.

Pilotos inspetores, mecânicos e operadores de sistemas de inspeção em voo visitaram o interior da nova aeronave-laboratório do GEIV, recém-certificada.

O processo de aparelhamento teve início em 2011 e proporciona um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil. Foi motivado pela demanda na verificação e pela consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), face à implantação do Projeto Sirius no espaço aéreo nacional.

O processo de desativação das aeronaves Bandeirante deu origem ao contrato com a Embraer em abril deste ano.

Simpósio de Inspeção em Voo

O Simpósio de Inspeção em Voo realizado no segundo dia, no hotel National Inn, apresentou temas relevantes sobre as atualidades e perspectivas do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), apresentados por seus respectivos diretor e comandante, Coronel Aviador Ivan Bettocchi Batalha Dittz e Tenente-Coronel Miguel.

Em seguida, a Embraer destacou, através do engenheiro de voo Gustavo, que participou da concepção da nova aeronave-laboratório, o novo conceito de pilotagem e os sistemas de navegação do Legacy 500. A Federal Aviation Administration (FAA), por Douglas Vaz, contribuiu com uma apresentação sobre as peculiaridades da inspeção em voo nos EUA. No encerramento do simpósio, o representante da empresa Norwegian Special Mission, Aleksander Hagen - que é gestora dos paineis de inspeção em voo, destacou o Sistema UNIFIS3000 preparado para o Legacy 500.

Jantar de confraternização

Na segunda noite, foi realizado um coquetel seguido de um jantar de confraternização para celebrar o evento, que contou com o Diretor-Geral e o Vice-Diretor do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho e o Major-Brigadeiro do Ar Maurício Ribeiro Gonçalves, respectivamente, e demais autoridades do SISCEAB.

Nesse jantar, muitas histórias foram contadas e recontadas pelos pioneiros pilotos inspetores. Fotos antigas e um vídeo contavam a história da inspeção em voo no Brasil. O diretor-geral do DECEA, o comandante do GEIV e a primeira piloto inspetor do quadro feminino discursaram e agradeceram a presença de todos.

A formatura da turma CNS103

A cerimônia de formação dos alunos do Curso de Inspeção em Voo - CNS103 foi presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), e contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, do Coronel Dittz e do Tenente-Coronel Miguel, que entregaram os certificados aos formandos:

  • Capitão Aviador Mariel Santos de Aguiar;

  • Capitão Aviador Marcelo Ramos Pacheco;

  • Capitão Aviador Fernanda Kozlowski Gortz;

  • Primeiro Sargento Básico em Eletrônica Douglas Vargas Del Bosco;

  • Segundo Sargento Básico em Eletrônica Antonio José do Nascimento Araújo;

  • Segundo Sargento Básico em Eletrônica Caio Fernando Spínola da Silva Fogaça;

  • Terceiro Sargento Básico em Comunicações Caio César Reis da Silva Melo.


O curso de inspeção em voo - de 13 semanas - oferece treinamento especializado em controle do espaço aéreo e abrange os serviços de navegação aérea integrado às operações militares. Qualifica, ainda, o profissional em inspeção em voo e capacitar o aluno a executar os preparativos, condução e análise de voos de inspeção de auxílio à navegação e à aproximação.

Nesta turma de 2014, o Capitão Aviador Bruno Michel Marcondes Alves foi o primeiro colocado no curso de Inspeção em Voo e recebeu, junto com o Primeiro Sargento Básico em Eletrônica Douglas Vargas Del Bosco, o prêmio Omnisys, como reconhecimento do mérito pelo destaque no estudo de aplicações tecnológicas avançadas.

Capitão Alves - em seu discurso - falou aos companheiros de turma: "O que nos aguarda é o PBN Sul, a homologação dos procedimentos PIN da Bacia Petrolífera de Macaé e, certamente, algumas novidades relativas às Olimpíadas. Não nos faltaram meios nem disposição dos discentes durante a formação e, portanto, digo por todos nós ao GEIV: contem conosco".

Em seguida, foi entregue o titulo e o distintivo de piloto inspetor honorário ao Brigadeiro do Ar Carlos Minelli, vice-presidente da CISCEA, por ter prestado relevantes serviços à inspeção em voo.

Foi destacada, ainda, a formação da primeira militar do quadro feminino na função de piloto inspetor, a Capitão Aviador Fernanda Görtz.

Brinde do 1020

Finalizando a Reunião, aconteceu o também tradicional Brinde do 1020, onde todos os Pilotos Inspetores brindam com os novos formandos - quando o comando do GEIV voltou ao Tenente-Coronel Miguel.




Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP)

Fotos: Luiz Eduardo Perez