Notícias

NOTA AOS USUÁRIOS - Suspensão temporária CPDLC - FIR New York/ Oakland/ Anchorage

publicado: 13/10/2017 23:38

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que a FAA - Federal Aviation Administration (EUA) emitiu, em 10 de outubro, o NOTAM nº A0622/17, proibindo o uso de comunicações via CPDLC (Controller Pilot Data Link Communications) via Iridium nas FIR Oakland e Anchorage.



O referido NOTAM (abaixo) foi emitido devido a uma falha na transmissão/ recepção de uma mensagem crítica enviada via CPDLC  em que uma aeronave recebeu uma instrução de mudança de nível de voo somente após o pouso.


A0622/17 - FOR ACFT EQUIPPED WITH IRIDIUM SATCOM, USE OF CPDLC IS PROHIBITED WI THE ANCHORAGE OCEANIC, DOMESTIC AND ARCTIC FLIGHT INFORMATION REGIONS. FLIGHT CREWS CAN LOGON TO PAZN OR PAZA, AS APPROPRIATE, TO ALLOW THE USE OF ADS-C FOR POSITION REPORTING. COMMUNICATION WITH ANCHORAGE ARTCC MUST BE VIA HF; CPDLC IS NOT AUTHORIZED. IF USING ADS-C POSTION REPORTING, HF VOICE POSITION REPORTS ARE NOT REQUIRED UNLESS SPECIFICALLY REQUESTED. SFC - UNL, 10 OCT 22:30 2017 UNTIL 10 NOV 22:31 2017 ESTIMATED. CREATED: 10 OCT 21:44 2017



No dia de hoje, destaca-se, tal proibição foi estendida para a FIR New York, conforme NOTAM A0502/17:



ZWY A0502/17 International 10/13/2017 1927 12/30/2017 0800 USE OF CPDLC AND ADS-C VIA IRIDIUM SATCOM IS PROHIBITED WITHIN NEW YORK CENTER OCEANIC AIRSPACE



O Subdepartamento de Operações do DECEA está acompanhando a situação e estudando a necessidade de se adotar a proibição também no corredor EUR-SAM. De todo modo, neste momento,  para mitigar qualquer falha, os controladores de tráfego aéreo do Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO) estão instruídos a monitorar mais atentamente os tempos de resposta das mensagens críticas (especialmente mudança de níveis de voo) e, no caso de atraso de cotejamento, reverter para HF.