Notícias

NOTA AOS USUÁRIOS - Discrepâncias nas publicações Jeppesen

publicado: 10/10/2017 17:21

 




Tendo em vista os avisos emitidos pela empresa Jeppesen sobre possíveis discrepâncias em suas publicações, informamos que:


 


1 - A empresa Jeppesen não incorporou algumas mudanças do projeto PBN-SUL à sua base de dados:


SBFL: - SID RNAV PUNOD 1A RWY 14


SBSP: - STAR CPN 2A RWY 17R/17L


           - STAR CPN 2B RWY 35L/35R


 


2 - Os seguintes aeródromos estão com os procedimentos publicados pela Jeppesen com erros e/ou desatualizados com a AMDT 12 OCT 17, porém a empresa encaminhou as cartas em PDF e emitiu alertas para os usuários.


SBBI:



  • RELEX 1A and UTNIV 1A RNAV Departures – Rwy 18 (20-3A) dated 15 Jul 2016 (Eff 21 Jul)

  • RELEX 1A and UTNIV 1A RNAV Departures – Rwy 36 (20-3B) dated 15 Jul 2016 (Eff 21 Jul)

  • VOR DME Y Rwy 36 (23-1) dated 14 Jul 2017

  • VOR DME Z Rwy 36 (23-2) dated 28 Aug 2015

  • VOR Rwy 36 (23-3) dated 28 Aug 2015

  • RNAV (GNSS) Rwy 36 (22-1) dated 30 Jan 2015 (Eff 5 Feb)


 


SBCT:



  • VOR DME Z Rwy 15 (13-2) dated 14 Mar 2014

  • VOR DME Y Rwy 33 (13-4) dated 14 Mar 2014


 


SBJV:



  • AGURI 1B, CTB 1B, LJS 1B, NAFIL 1B, OSAMU 1B, SANBO 1B RNAV Departures (10-3) dated 15 Jul 2016 (Eff 21 Jul)

  • CTB 1A, NAFIL 1A, OSAMU 1A, POXOL 1A, SANBO 1A RNAV Departures (10-3A) dated 15 Jul 2016 (Eff 21 Jul)

  • NUXIT 1A Departure (10-3C) dated 4 Nov 2016 (Eff 10 Nov)


 


SBGR:



  • ILS X or LOC X Rwy 09L (21-2) dated 20 May 2016

  • ILS W CAT II Rwy 09L (21-2A) dated 20 May 2016

  • ILS Y or LOC Y Rwy 09R (21-3) dated 1 Jul 2016

  • ILS V CAT II & III Rwy 09R (21-3A) dated 1 Jul 2016

  • ILS V or LOC V Rwy 27L (21-8) dated 20 May 2016

  • ILS Y or LOC Y Rwy 27R (21-9) dated 20 May 2016

  • ILS X or LOC X Rwy 27R (21-10) dated 20 May 2016


 


SBPA:



  • ILS V or LOC V Rwy 11 (11-2) dated 22 Sep 2017

  • RNAV (GNSS) Rwy 11 (12-1) dated 24 Mar 2017 (Eff 30 Mar)

  • RNAV (GNSS) Rwy 29 (12-2) dated 24 Mar 2017 (Eff 30 Mar)


 


SBFL:



  • AGURI 1A, ATEXO 1A, DEUCA 1A, EKUBI 1A, ESENO 1A, OSAMU 1A, TUVAM 1A RNAV Departures – Rwy 32 (10-3) dated 11 Sep 2015 (Eff 17 Sep)

  • BELIC 1A, EGBIP 1A, LENOX 1A, NANDU 1A, PAJAM 1A RNAV Departures – Rwy 32 (10-3B) dated 9 Oct 2015 (Eff 15 Oct)

  • OBMEG 1B RNAV Departure – Rwy 14 (10-3F) dated 10 Feb 2017

  • BELIC 1A, TIMVI 1A RNAV Arrivals – Rwy 14 (10-2) dated 8 May 2015

  • BELIC 1A, TIMVI 1A RNAV Arrivals – Rwy 32 (10-2A) dated 8 May 2015

  • DEUCA 1A, PONCA 1A RNAV Arrivals – Rwy 32 (10-2C) dated 20 Jun 2014 (Eff 26 Jun)

  • ILS W Rwy 14 (11-1) dated 16 Dec 2016

  • ILS T Rwy 14 (11-1A) dated 16 Dec 2016

  • RNAV (GSS) Rwy 14 (12-1) dated 18 Nov 2016

  • RNAV (GSS) Rwy 32 (12-2) dated 18 Nov 2016

  • VOR DME Z Rwy 14 (13-1 & 13-1A) dated 18 Nov 2016

  • VOR DME Z Rwy 32 (13-2) dated 18 Nov 2016


Assim sendo, algumas cia aéreas e outros operadores que utilizam a Jeppesen como fornecedora de base de dados, não terão como executar os procedimentos RNAV citados acima. Os procedimentos convencionais podem ser realizados utilizando as cartas DECEA disponíveis, gratuitamente, no site AISWEB.


O DECEA previu no plano de Implementação da nova circulação, procedimentos a serem utilizados pelos usuários que por ventura não possuam a atualização das novas cartas. Em sua maioria consistem em procedimentos, convencionais, já existentes que irão permanecer em vigor, de modo a facilitar o recolhimento dos tráfegos que não possuam atualização dos dados, com ação mínima de vetores por parte dos órgãos de controle.