Notícias

No DECEA, a Copa do Mundo de 2014 já começou

publicado: 05/09/2011 16:00

 





Toda ação humana organizada e bem-sucedida é, sem dúvida, fruto de um planejamento eficiente. Assim, reconhecendo a responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), membros da Comissão de Preparação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para a Copa do Mundo de 2014 reuniram-se no dia 5 de setembro, para contextualizar o evento esportivo, considerando as ações governamentais e as ações específicas do DECEA (infraestrutura e segurança).


A Comissão é composta por representantes dos diversos setores e organizações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo que, direta ou indiretamente, estão ligadas à prestação de serviços de navegação aérea.


 



 


O Coordenador-Geral do Comitê, Coronel-Aviador Ronaldo Belchior Oliveira Filho, destacou que o evento já começou para o DECEA,  citando o consequente fechamento do Santos Dumont por quatro horas, no dia 30 de julho, para que não ocorressem interferências durante a cerimônia de sorteio das eliminatórias no Rio de Janeiro.


Sobre a participação das OM subordinadas ao DECEA, ele afirmou que "em alguma fase do processo, todas as Unidades do SISCEAB estarão envolvidas. Por isso, estamos coordenando antecipadamente os esforços do DECEA, visando a preparação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para a Copa de 2014" - declarou o Coronel Belchior.


No início da reunião, o Major-Brigadeiro-do-Ar Rafael Rodrigues Filho, Presidente do Comitê e Vice-diretor do DECEA, falou sobre o planejamento para Copa de 2014: "Estamos preparando todo o Sistema para enfrentar os grandes eventos esportivos que vão acontecer no Brasil a partir de 2013, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016). Nossa situação não é diferente da preparação da África do Sul para a Copa de 2010: excesso de movimentos aéreos, estacionamento de aeronaves e outros. Porém, se planejarmos com antecipação conseguiremos fazer um bom trabalho e contamos com a participação e a colaboração de todos os regionais".


 



 


O Tenente-Coronel-Aviador Ary Bertolino, Coordenador Adjunto do Comitê, apresentou propostas e discutiu as estratégias que dizem respeito à infraestrutura aeroportuária e ao controle de tráfego aéreo para a Copa do Mundo de 2014.


 



 


Segundo o oficial, que também é Chefe da Divisão Operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), com planejamento, coordenação e comunicação, a África do Sul consegiu desenvolver um sistema de trabalho que superou as expectativas na Copa do Mundo de 2010 e concluiu confiante: "Há tempo hábil para o Brasil desenvolver um excelente trabalho para a Copa de 2014".


Um plano de ação também foi apresentado pelo Major-Aviador Antônio Márcio Ferreira Crespo, Secretário-Executivo do Comitê, como a utilização de aeroportos alternativos para a aviação regular e geral.


 



 


Na apresentação, ele avaliou a infraestrutura aeroportuária e a capacidade ATC atualmente disponíveis em cada cidade sede. Outros assuntos, como os principais entraves e as possíveis soluções também foram apresentados na reunião pelo oficial.


Segundo o Major Crespo, durante o período de realização da Copa de 2014, o objetivo proposto pelo DECEA é otimizar o gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo e minimizar as possibilidades de impactos no espaço aéreo brasileiro, em decorrência do previsível aumento do número de operações aéreas.


Conheça os membros do Comitê de Coordenação Copa 2014


- Presidente: Major-Brigadeiro-do-Ar Rodrigues Filho


- Coordenador-Geral: Coronel-Aviador Belchior


- Coordenador-Adjunto: Tenente-Coronel-Aviador Bertolino


- Secretário-Executivo: Major-Aviador Crespo


- Consultor: Coronel-Aviador R1 Freitas Lopes


- Consultor: Suboficial R1 Alvadia


- Assessor: Engenheiro Luiz Bordallo





Assessoria de Comunicação Social do DECEA


Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.intraer


Fotos: Luiz Eduardo Perez - (RJ 201930 RF) - perezlepb@decea.intraer e Fábio Maciel - fabiofrm@decea.intraer




Assunto(s): CGNA DECEA SISCEAB Copa 2014