Notícia Destaque

MTAB-Bolívia promove evento em homenagem ao Dia do Controlador de Tráfego Aéreo

publicado: 19/11/2021 11:55

 




A MTAB-Bolívia, com o apoio do Instituto de Nacional de Aviação Civil (INAC) e o Comando de Segurança e Defesa Aérea (COSDEA), Instituições da Bolívia, realizou nos dias 3 e 4 de novembro de 2021, na cidade de Cochabamba, no auditório do INAC, um evento em comemoração ao Dia Nacional do Controlador de Tráfego Aéreo na Bolívia.

Foram apresentadas sete palestras com os seguintes temas: Projeção da Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) da Bolívia para 2022, Projeto Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (SIDACTA), Defesa Aérea no Brasil, Simulação ATM no SISCEAB – Brasil, Expectativas com o Serviço de Vigilância Radar na Bolívia, Tipos de Radares na Bolívia e Gerenciamento do Risco – Brasil.

O Gral. Fza. Aé. ARISPE, Diretor do DGAC, máxima autoridade da Aviação Civil da Bolívia e maior autoridade do país presente, realizou a abertura do evento e ressaltou a importância do apoio do Brasil, por meio da MTAB-Bolívia, na melhoria contínua da prestação dos serviços de navegação aérea e na defesa aérea da Bolívia, assim como, agradeceu a organização e realização do evento pela MTAB-Bolívia para comemorar a data e estimular a interação entre os principais agentes envolvidos no projeto de reestruturação do serviço de tráfego aéreo da Bolívia.

Estavam, também, presentes ao evento o Vice-Cônsul do Brasil de Cochabamba, o Segundo Secretário da Embaixada do Brasil e integrantes do DGAC, do INAC, da empresa Boliviana de Aviação (BOA), do COSDEA, do SIDACTA e da Aviação do Exército da Bolívia.

Ao final de cada dia de apresentação foram realizados os debates entre os palestrantes e a audiência, sendo realizadas várias perguntas sobre os temas de interesse, demonstrando que os participantes se envolveram e que as palestras trouxeram conhecimento fundamental às atividades desenvolvidas por cada participante.

O piloto da BOA, em sua palestra, destacou a importância de uma integração entre as instituições responsáveis para elaborar as mudanças na circulação aérea do espaço aéreo boliviano. Sugeriu que a equipe de engenharia da BOA poderia colaborar com procedimentos de emergências para as aeronaves pousarem com mais segurança e com a confecção de procedimentos de rotas otimizadas para economia de combustível.

O palestrante da empresa Thales apresentou os tipos de radares que a Bolívia adquiriu junto a empresa e destacou a diferença entre eles, bem como a finalidade dos radares. Comentou sobre os quatro Controles de Aproximação (APP) e o novo Centro de Controle de Área (ACC) Cochabamba, que vai funcionar no mesmo edifício, recém-construído, pertencente ao projeto para dotar a Bolívia da prestação de um serviço de vigilância ATS.

O palestrante do projeto SIDACTA apresentou os objetivos do projeto e o quanto estavam avançando as ações do Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, destacando as novas instalações do COSDEA.

Ele convidou toda audiência e palestrantes para conhecer as novas instalações, mediante coordenação com a equipe da Thales que estava no prédio novo cuidando dos softwares e hardwares. Houve um deslocamento dos participantes do Seminário, através de um ônibus cedido pelo Subcomandante da II Brigada de Força Aérea, em Cochabamba, e a visita agregou maiores conhecimentos à audiência.

O evento foi transmitido, a partir das 10h30 até às 17h, no dia 3 e 9h30 até às 17h, dia 4 de novembro, horário oficial de Brasília, por meio da plataforma ZOOM, o que foi possível o acesso através do link: https://us02web.zoom.us/j/89458975551?pwd=Rm9XdXJTanRYczRRM1Ivd05JQzJFQT09.

Ao final do evento, o Coronel Rodrigues, Chefe da MTAB-Bolívia, realizou um resumo sobre os dois dias de evento, agradeceu ao Diretor do INAC o apoio disponibilizado, além de destacar a importância da integração e amizade entre o Brasil e a Bolívia e declarou o evento encerrado.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Foto: MTAB-Bolívia
Edição: Denise Fontes (RJ 25254 JP)