Notícias

Movimentos aéreos de helicópteros batem recorde no mês de novembro no Brasil

Aeroportos e helipontos do estado do Rio têm grande influência no resultado, sendo os quatro primeiros com o maior número de movimentos registrados


publicado: 20/12/2023 12:12

 




Dados do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aéreo (CGNA), Unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), apontam que a categoria de asa rotativa apresentou recorde de movimentos desde o início da pandemia, totalizando 23.982 registros durante todo o mês de novembro. O documento foi disponibilizado esta semana com dados das operações nos principais aeródromos no mês de novembro.

 

O aeroporto de Jacarepaguá (SBJR) teve grande influência neste resultado com 6.301 movimentos, seguidos pelo heliporto de Farol de São Tomé (SBFS) e os aeroportos de Macaé (SBME) e Cabo Frio (SBCB), todos no estado do Rio de Janeiro. No mês de setembro, o Rio também foi destaque quando os aeroportos de Jacarepaguá, Macaé e o heliponto de Farol de São Tomé registraram o maior número de movimentos de helicópteros em todo o Brasil.

O documento também aponta o crescimento gradual da aviação comercial internacional desde o início da pandemia. Pela primeira vez, foi registrada uma variação maior que o mesmo período de 2019, com 10.588 movimentos.

Outras informações podem ser conferidas na versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo. Clique aqui para acessar o documento.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Raphaela Martorano
Imagens: Fabio Maciel e CGNA
Revisão: Major Aviador Lopes