Notícia Destaque

Missão Técnica Aeronáutica Brasileira no Paraguai completa 40 anos

publicado: 13/05/2022 12:03

 




A Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) celebrou, no último dia 06 de maio, seu 40° aniversário em uma cerimônia realizada no Auditório Tom Jobim da Embaixada do Brasil, no Paraguai.

A MTAB é uma Organização de excelência no assessoramento à República do Paraguai no desenvolvimento das atividades do campo aeronáutico. Ao longo desses 40 anos, a MTAB segue assessorando a Força Aérea Paraguaia (FAP) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), sob o lema: "Servir sem interferir no trabalho, cooperação e amizade".

Estiveram presentes na cerimônia o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho; membros do corpo diplomático da Embaixada e Consulado Geral do Brasil em Assunção; Adidos militares e civis brasileiros credenciados no Paraguai; autoridades civis; Oficiais-Generais, Oficiais Superiores de diversas Unidades da FAP e integrantes da MTAB com seus familiares.

Durante o evento foram homenageados alguns ex-integrantes da MTB, como o Coronel Aviador Rubens Ribeiro Cardoso Filho; o Major Especialista José Carlos Coelho; o Major Especialista Alexandre Luiz Dutra Bastos; o Comandante da Força Aérea Paraguaia, General del Aire Arturo Javier Gonzalez Ocampo; o Chefe do Estado-Maior da FAP, General Div Aer Ruben Dario Piris Fernandez; o Diretor da DINAC, Félix Masao Kanazawa; e a Diretora do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), Zulma Noemí Román Medina. Foi concedido ainda o título honorífico de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” ao Gerente Industrial do Grupo Riquelme, conglomerado de empresas paraguaias, Ricardo Steffen.

Em suas palavras, o Chefe da MTAB, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, destacou a importância da missão da Organização. “Ao longo de quatro décadas a MTAB esteve lado ao lado da Força Aérea Paraguaia e da Direção Nacional de Aeronáutica Civil para o desenvolvimento e organização das atividades relacionadas à soberania do espaço aéreo local. Esperamos em breve colaborar com estas instituições para o recebimento de novas tecnologias, como os Super Tucanos, radares, sistemas integrados de gerenciamento aeronáutico e outros”, disse.

Criação da Missão

A criação da MTAB, no início da década de 1980, teve como objetivo proporcionar ao Paraguai uma estrutura técnica e profissional para garantir a operação segura de artefatos bélicos aeronáuticos de última geração recém adquiridos do Brasil.

A Organização exerce um papel fundamental no campo operacional, no ensino, na segurança de voo e no controle do espaço aéreo, fazendo que a Força Aérea Brasileira (FAB) seja um referencial de alto nível para o desenvolvimento da atividade aérea no Paraguai.

Assessoria de Comunicação do DECEA<br> Fonte e fotos: MTAB<br> Edição: Gisele Bastos (MTB 3833 PR)<br> Fotos editadas por Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)<br>