Notícias

Missão de Assistência Integrada Itinerante leva serviços de saúde para o DTCEA São Luís (MA)

Militares de sete especialidades prestaram atendimentos ao efetivo e a seus dependentes


publicado: 03/07/2023 18:24

 




Uma equipe especializada de saúde foi enviada ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL), no Maranhão, para prestar atendimentos aos militares da unidade e a seus dependentes, no período entre os dias 26 e 29 de junho. Essa foi a segunda edição da Missão de Assistência Integrada Itinerante de 2023, promovida pela Divisão de Assistência Integrada (DAIN) do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA. No total, foram realizados 150 consultas e 8 procedimentos médicos.

 

O grupo de especialistas foi composto por pediatra, ginecologista, ortopedista, dermatologista, psicólogo e assistente social. Os militares atuam no Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) e no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III – Recife), que apoiaram a missão. Os atendimentos ocorreram em instalações concedidas pelo Grupo de Saúde do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado em São Luís, nas proximidades do DTCEA e da Vila Militar, onde reside grande parte do efetivo da unidade.

 

“As especialidades foram determinadas em parceria com a DAIN, levando em consideração as principais necessidades do nosso efetivo. A missão era muito esperada pelo Destacamento e proporcionou o atendimento de diversas demandas na área de saúde, não somente para os militares, mas também para os dependentes, uma vez que o Grupamento de Saúde de Alcântara não dispões de todas as especialidades médicas”, afirmou o Comandante do DTCEA-SL, Capitão CTA Luís Carlos Pereira de Sousa.

 

Os pacientes atendidos elogiaram a iniciativa do DECEA e o apoio das demais organizações. Eu trouxe a minha bebê para consulta com a pediatra da missão, Tenente Ana Carolina. "A médica foi muito atenciosa e superou as nossas expectativas. É super importante que a criança tenha esse tipo de acompanhamento", afirmou a Fabíola Leite, esposa de militar e mãe da Bela, de dois meses.

Além dos atendimentos médicos, também foram realizadas palestras para o efetivo. As assistentes sociais Segundo-Tenente Paula de Lima Lopes, coordenadora da missão pela DAIN, e a Segundo-Tenente Rúbia de Souza Rufino, do CINDACTA III, promoveram apresentações sobre os benefícios de Serviço Social oferecidos pela Força Aérea Brasileira (FAB). Já a psicóloga, Primeiro-Tenente Manuela Cristina Beltrão Rocha, também do CINDACTA III, fez uma explanação sobre como evitar o estresse em situações de trabalho.

 

“Compreendendo a necessidade de atender ao efetivo dos destacamentos, o DECEA criou esta missão em 2017, que tem como objetivo levar atendimento de saúde como também atendimento social e psicológico para seus militares e seus dependentes. Esse ano, após a pandemia, conseguimos retomar com esse projeto. Em 2023, ele já foi realizado nos DTCEA de Barra do Garças e da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. No mês de julho, os atendimentos ocorrerão no DTCEA Santa Teresa, no Espírito Santo”, afirmou a Tenente Paula, coordenadora da missão.

 

As assistentes sociais e a psicóloga da equipe realizaram, ainda, visitas às instalações dos radares de vigilância aérea e de meteorologia, cuja operação e manutenção são de responsabilidade do DTCEA São Luís.

 

O Destacamento, subordinado ao CINDACTA III, possui um efetivo de cerca de 80 militares. Além de operar a Torre de Controle do Aeroporto da cidade, também é responsável pelo Controle de Aproximação (APP) da região. No local são registrados cerca de vinte mil movimentos aéreos por ano.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Fernanda Pereira
Fotos: Tenente Fernanda Pereira
Tratamento de imagens: Luiz Eduardo Perez
Revisão: Major Aviador Lopes