Notícia Destaque
Missão de Assistência Integrada Itinerante do DECEA chega a Porto Seguro (BA)
A cidade de Porto Seguro (BA) recebeu, nos dias 07 e 08 de outubro, a Missão de Assistência Integrada Itinerante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Uma equipe multidisciplinar do Hospital de Aeronáutica de Recife, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo e do Grupo de Saúde de Natal realizaram 125 atendimentos aos militares do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Seguro (DTCEA-PS) e seus dependentes, além da população local, que também foi contemplada com a missão através da coordenação com a Secretaria de Saúde do município.
Os atendimentos foram concentrados nas especialidades de pediatria, ginecologia, clínica médica, odontologia, psicologia, nutrição e serviço social. Em 2024, a missão já passou pelas cidades de Vilhena e Guajará-Mirim, em Rondônia; São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas; e Bom Jesus da Lapa, na Bahia. O último município a receber o projeto do DECEA neste ano será São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, no mês de novembro.
O coordenador da missão em Porto Seguro, Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Uzêda Pinto, destacou a importância desta iniciativa. “Ao participar da Missão de Assistência Integrada Itinerante pude confirmar o quanto ela é necessária para que o efetivo dos Destacamentos isolados tenha condições de desempenhar suas atividades com tranquilidade. A alta procura pelos atendimentos reflete a dificuldade que existe para obter o suporte apenas com a estrutura local. Isso inclui o auxílio que ainda conseguimos dar para população local, que se mostrou extremamente receptiva e interessada no serviço oferecido pela Força Aérea Brasileira”, avaliou o Oficial.
A Missão de Assistência Integrada Itinerante é uma iniciativa coordenada pela Divisão de Assistência Integrada do DECEA que acontece desde 2017, com objetivo de atender às demandas do efetivo da Força Aérea Brasileira e seus dependentes. As localidades escolhidas são distantes das capitais e possuem uma longa fila para atendimentos de saúde, sociais e psicológicos.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Raphaela Martorano
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
Imagens: SDAD