Notícias
Missão de Assistência Integrada Itinerante chega ao Destacamento de Santa Teresa, no Espírito Santo
Em dois dias, foram realizados 67 atendimentos e 62 procedimentos médicos e odontológicos
Em dois dias, o grupo composto por pediatra, médica da família, enfermeiro, dentista, técnica de saúde bucal, psicóloga e assistente social realizou 67 atendimentos e 62 procedimentos médicos e odontológicos nas dependências da Vila Militar da Aeronáutica. Devido às necessidades operacionais do DECEA, inúmeros equipamentos e infraestruturas de auxílio à navegação aérea estão alocados nos Destacamentos em diferentes regiões do Brasil, alguns deles de difícil acesso e com pouca infraestrutura de saúde, como é o caso do DTCEA-STA, que possui 40 militares em seu efetivo.
“Essa foi a primeira vez que o Destacamento recebeu a missão. Por não termos a estrutura de uma cidade grande, foi um momento em que todos se sentiram acolhidos com os excelentes atendimentos e orientações realizados pela equipe”, afirmou o Comandante do DTCEA-STA, Primeiro-Tenente Especialista em Comunicações Eduardo Vita de Oliveira Filho.
Gleziane Charpinel, esposa de militar, compartilha o mesmo sentimento do Comandante. Ela procurou atendimento com a médica da família e levou o pequeno Arthur, de 7 anos, à pediatra e ao dentista. “Estou muito feliz com essa oportunidade. Eu e meu filho fomos atendidos por profissionais extremamente competentes e comprometidos em dar o seu melhor e tirar todas as nossas dúvidas”, declarou.
Durante a visita, a equipe também realizou palestras para o efetivo. A assistente social, Primeiro-Tenente Cristiane Ducap, falou sobre o Sistema de Serviço Social da FAB, os benefícios disponíveis e as formas de acesso; o enfermeiro, Primeiro-Tenente Diego Willer, orientou sobre educação sexual e doenças sexualmente transmissíveis; e a assistente social e coordenadora da missão, Ibla Bastos, promoveu uma apresentação acerca da educação financeira e da importância de um planejamento do orçamento familiar, com a participação da Tenente Cristiane Ducap.
“A implementação dessas atividades coletivas é fundamental para o processo de reflexão do efetivo e seus dependentes. Percebemos claramente o sentimento de satisfação de cada um ao ver os profissionais se dedicando a atendê-los. Mais do que resolver as demandas, minimiza o sentimento de isolamento das pessoas que vivem em localidades mais isoladas”, avaliou Ibla.
Esta foi a terceira Missão de Assistência Integrada Itinerante de 2023. A primeira edição aconteceu nos Destacamentos de Barra do Garças e Chapada dos Guimarães, e a segunda, no Destacamento de São Luiz, todas realizadas no mês de junho.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto e imagens: Tenente Raphaela Martorano
Revisão: Major Aviador Lopes