Notícias

Missão de Assistência Integrada do DECEA pousa em Vilhena, Rondônia

publicado: 08/08/2024 08:48

 




A primeira edição de 2024 da Missão de Assistência Integrada Itinerante aconteceu em Vilhena, Rondônia. O projeto, realizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), levou mais de 100 atendimentos de saúde à militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e seus dependentes. Médicos, dentistas, psicólogos e assistentes sociais do Hospital da Aeronáutica de Manaus realizaram os atendimentos nos dias 05 e 06 de agosto, no Centro Especializado em Reabilitação Dr. Nazareno.

Foram disponibilizados atendimentos nas especialidades de clínica médica, ginecologia, pediatria, ortopedia, odontologia, psicologia e assistência social. Além de militares e dependentes, a missão estendeu as consultas à população local.

“Já fiz algumas missões, inclusive para Vilhena. É muito gratificante porque a gente consegue suprir um pouco da necessidade da população dessas localidades mais distantes”, declarou a Médica Pediatra, Capitão Amanda Duarte.

O projeto é coordenado pela Divisão de Assistência Integrada do DECEA em parceria com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena (DTCEA-VH). Esta é a quarta vez que Vilhena recebe a Missão Itinerante.  Ainda no mês de agosto, a Missão seguirá para o DTCEA Guajará-Mirim, também em Rondônia. Em setembro será a vez das cidades de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e Bom Jesus da Lapa, na Bahia, receberem o projeto do DECEA, que será finalizado com a última edição de 2024 em Porto Seguro, também na Bahia.

“Faço tratamento de ortodontia, mas tenho dificuldade de agendar a revisão. Com o apoio da Força Aérea desafogou essa questão de espera para todos”, constatou o Soldado Rionne de Souza Barboza.

A Missão de Assistência Integrada acontece desde 2017, com objetivo de atender às demandas do efetivo da FAB e seus dependentes. As localidades escolhidas são distantes das capitais e possuem uma longa fila para atendimentos de saúde, sociais e psicológicos. Em Vilhena, por exemplo, a Unidade de Saúde da Aeronáutica mais próxima fica em Porto Velho, Capital de Rondônia, cerca de 705 km de distância - dez horas de ônibus ou aproximadamente uma hora de avião.

“Vilhena é uma localidade que necessita muito de saúde e esta parceria está ajudando não só o nosso efetivo, como a população. É uma honra receber o DECEA nesta missão tão importante”, elogiou o Comandante do DTCEA-VH, 1º Ten QOEA CTA Orlando Pinheiro Dos Santos Júnior.

A civil Assistente Social Julia Machado realizou duas palestras destinadas ao efetivo do DTCEA-VH, com o objetivo de informar e conscientizar sobre os benefícios socioassistenciais oferecidos pelo Comando da Aeronáutica. A primeira palestra enfatizou a importância desses recursos para o bem-estar e a qualidade de vida dos militares e suas famílias. Já a segunda, intitulada "Investindo em Conhecimento", abordou a necessidade de promover a conscientização e incentivar o investimento contínuo em educação entre os militares da FAB e suas famílias.

“Em nome de toda equipe do Centro Especializado em Reabilitação, agradeço ao DECEA pelo acolhimento e atendimento estendido inclusive a população local”, agradeceu a Diretora do Centro Especializado em Reabilitação, Sandramar Lemes do Nascimento.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Texto e fotos: Asp Fernandes

Revisão: Capitão Aviador Rodrigues