Notícia Destaque

Militares do DECEA são agraciados com medalha de mérito 'Heróis da Tomada de Monte Castelo'

publicado: 28/02/2019 17:04

 




Militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo foram agraciados, na tarde do último dia 28, com a Medalha de Mérito Heróis da Tomada de Monte Castelo. A outorga ocorreu em cerimônia realizada no Salão Nobre da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (AECB/RJ).

A condecoração foi outorgada ao  diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, e a outros dois oficiais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), dada relevância dos seus serviços prestados em prol do País: o chefe da Subdivisão de Estatística do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Major Robson Carlos Pereira da Silva e o chefe da Seção de Coordenação e Controle de Aeródromos do DECEA, Tenente Eduardo Araújo da Silva.

Para o Brigadeiro Domingues, que falou em nome de todos os militares agraciados no evento, a outorga desta condecoração é uma distinção de grande honra que o marcará para o resto de sua vida: "Esta medalha, mais do que uma homenagem aos agraciados, deve ser sempre encarada como uma homenagem aos nosso ex-combatentes, os verdadeiros heróis desta cerimônia".

A Medalha de Mérito Heróis da Tomada de Monte Castelo foi criada para homenagear autoridades e personalidades, nacionais ou estrangeiras, que por elevado mérito pessoais e relevantes serviços prestados à perpetuação da memória histórica da atuação dos ex-combatentes, tenham se tornado merecedoras da distinção.

A Batalha de Monte Castelo foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. Ela ocorreu de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945.

Com 25 mil pracinhas, a FEB entrou em combate na Europa ao lado Inglaterra, França, União Soviética e Estados Unidos contra Alemanha, Itália e Japão.

A atuação dos soldados brasileiros foi importante e heroica. Mesmo com equipamento já defasados e enfrentando uma temperatura de até 15 ºC negativos, as pracinhas conseguiram derrotar as forças alemãs que estavam entrincheiradas no alto do monte Castelo, na Itália.

Às 17:20 de 21 de fevereiro de 1945, a defesa inimiga, sobre o Monte, colapsou. A posição defendida durante três meses passava às mãos dos soldados brasileiros após mais 12 horas de um intenso combate.

A Medalha de Mérito Heróis da Tomada de Monte Castelo instituída pela Resolução nº 01/2018 da AECB/RJ tem o intuito de assinalar o grande feito militar da Força Expedicionária Brasileira.

 


Assunto(s): Condecoração Medalha