Notícias

Militares da Força Aérea recebem Medalha Mérito Desportivo Militar 2025

publicado: 20/03/2025 11:31

 




O Ministério da Defesa realizou, no último dia 19, a Cerimônia de Imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar – 2025, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro, unidade subordinada a Marinha do Brasil. A honraria reconheceu atletas, instituições e personalidades que contribuíram para o fortalecimento e a valorização do desporto militar no Brasil.

Neste ano, 88 personalidades e quatro instituições foram agraciadas, incluindo atletas olímpicos, paratletas do desporto militar e integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas. O Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho foi um dos agraciados em reconhecimento ao apoio ao Programa Forças no Esporte (PROFESP), criado em 2006. “Apoiamos, historicamente, 500 crianças que vão até o quartel quatro vezes por semana aprender, além da prática esportiva, os valores que cultuamos dentro da caserna. É um grande aprendizado para nós e para eles”, declarou o Brigadeiro do Ar Joelson.

O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros foi paraninfo na solenidade. “O apoio que o Ministério da Defesa dá aos atletas permite que eles tenham uma preparação técnica e apoio financeiro. O esporte afasta as pessoas da vulnerabilidade social, e as três forças armadas têm papel preponderante nisso. Hoje, foi um privilégio poder condecorar diversos atletas da Força Aérea e de outras forças”, disse o Diretor-Geral.

A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, reforçando a importância do esporte para a disciplina, a superação e o fortalecimento das relações entre as Forças Armadas e a sociedade.

A Medalha Mérito Desportivo Militar tem o objetivo de reconhecer aqueles que se destacam em atividades esportivas no meio militar e que promovem o Brasil em competições nacionais e internacionais. O evento reforça o compromisso das Forças Armadas com o desenvolvimento do esporte, tanto no aspecto competitivo quanto no apoio à inclusão e ao paradesporto.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Ten Fernandes
Revisão: Ten Martorano
Fotos: Fábio Maciel