Notícia Destaque
Meteorologia aplicada à aviação é abordada em visita de jornalistas ao SRPV-SP
Ao todo 10 jornalistas de diversos veículos de imprensa puderam conhecer as instalações da unidade e participar da palestra ministrada por meteorologistas sobre as especificidades climáticas da cidade de São Paulo, que afetam muitas vezes os aeroportos de Congonhas e de Guarulhos.
Em sua apresentação, o Sargento Especialista em Meteorologia Hiremar Antônio José Soares Silva destacou o impacto das chuvas de verão no funcionamento das operações aéreas. "Quatro fatores influenciam para que São Paulo tenha uma maior incidência de chuvas durante o verão: a geografia da cidade, que é cercada por morros, facilitando a formação de nuvens; fluxo de umidade e calor trazido da Amazônia, por meio da Zona de Convergência do Atlântico Sul; corredor de frentes frias que chegam ao Brasil pela Argentina, que também trazem umidade; e pontos de calor intenso na cidade, devido à falta de árvores e a presença de concreto".
O oficial disse, ainda, que esses fatores contribuem, principalmente, para a formação das chamadas Cumulus nimbus, nuvens de tempestade que são formadas rapidamente (em aproximadamente 45 minutos) e concentram granizo, raios e grande quantidade de água. Elas atuam, intensamente, por aproximadamente 10 minutos.
Na avaliação da jornalista Jacqueline Brazil, apresentadora de notícias e previsões do tempo do Jornal Nacional da emissora Rede Globo, a visita contribuiu para aprofundar os conhecimentos e dirimir suas dúvidas sobre funcionamento de estações e centros meteorológicos. “Achei muito interessante as informações recebidas pelos profissionais, vimos a importância da meteorologia e da previsão do tempo para operação dos voos e para funcionamento dos aeroportos".
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Fotos: SRPV-SP
Edição: Denise Fontes