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Menos ruído e mais capacidade: DECEA inaugura novos procedimentos de aproximação
publicado:
07/05/2012 15:56
No último sábado, 5 de maio, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo apresentou - em parceria com a Viação Gol e a GE Aviation - novos procedimentos de aproximação e pouso para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que representam um grande avanço tecnológico para a aviação comercial brasileira.
Os procedimentos - afinados ao Sistema SIRIUS, o CNS/ATM brasileiro - são fundamentados no conceito RNP AR (em português, Performance de Navegação Requerida com Autorização Requerida), no qual a aeronave realiza a aproximação ao aeródromo, sob a orientação de satélites, numa descida contínua e precisa.
Essa precisão torna possível o pouso em condições meteorológicas que normalmente obrigariam as aeronaves a aguardar no céu, desviar seu rumo a outros aeroportos ou, até mesmo, terem seus voos cancelados antes da partida. Isso ocorre porque, com o novo procedimento, os mínimos operacionais serão reduzidos de 1.500 mil pés para 300 pés; em outras palavras, o piloto poderá pousar no Santos Dumont em condições meteorológicas adversas quando o teto baixar até cerca de 90 metros.
Vale ressaltar que, como diz o próprio nome do procedimento (Autorização Requerida), o RNP AR só pode ser executado por aeronaves e tripulações autorizadas pela ANAC. Estas autorizações são dadas após a companhia cumprir uma série requisitos em termos de atualização de equipamentos de navegação embarcados e treinamento especial das tripulações.
O projeto de implementação do RNP AR, de iniciativa do DECEA, teve início em maio do ano passado com a contratação da GE Aviation PBN Services pela Gol. Depois de muitos estudos e testes realizados pelas equipes operacionais dessas organizações, os procedimentos foram validados, no início deste ano, em um moderno simulador de voo, em São Paulo.
No evento de sábado, um Boeing 737-800 da Gol, que será a primeira cia aérea a operar RNP AR regularmente - a partir de julho nos voos da Ponte Aérea -, realizou os novos procedimento de aproximação e pouso para o aeroporto Santos Dumont; um para cada uma das cabeceira de pista.
O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, esteve presente no voo inaugural acompanhado do vice-presidente técnico da Gol, Adalberto Bogsan, do diretor de operações de aeronaves da ANAC, Carlos Eduardo Pellegrino, além de outros representantes dessas e outras organizações, tais como o SNEA, a GE Aviation e as companhias aéreas Webjet, Azul e Avianca.
Após o voo de demonstração, os convidados reuniram-se para um coquetel no restaurante 14 Bis no Terminal de Passageiros do Santos Dumont.
[slideshow id=129]
Repercussão
A novidade representa uma grande conquista para a aviação comercial brasileira e repercutiu em importantes mídias e meios de comunicação. Veja abaixo o vídeo da matéria veiculada na edição de sábado do Jornal da Globo a respeito do procedimentos RNP AR para a aproximação do Aeroporto Santos Dumont:
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho (JP 25768 RJ) - danieldhm@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel
Os procedimentos - afinados ao Sistema SIRIUS, o CNS/ATM brasileiro - são fundamentados no conceito RNP AR (em português, Performance de Navegação Requerida com Autorização Requerida), no qual a aeronave realiza a aproximação ao aeródromo, sob a orientação de satélites, numa descida contínua e precisa.
Essa precisão torna possível o pouso em condições meteorológicas que normalmente obrigariam as aeronaves a aguardar no céu, desviar seu rumo a outros aeroportos ou, até mesmo, terem seus voos cancelados antes da partida. Isso ocorre porque, com o novo procedimento, os mínimos operacionais serão reduzidos de 1.500 mil pés para 300 pés; em outras palavras, o piloto poderá pousar no Santos Dumont em condições meteorológicas adversas quando o teto baixar até cerca de 90 metros.
Vale ressaltar que, como diz o próprio nome do procedimento (Autorização Requerida), o RNP AR só pode ser executado por aeronaves e tripulações autorizadas pela ANAC. Estas autorizações são dadas após a companhia cumprir uma série requisitos em termos de atualização de equipamentos de navegação embarcados e treinamento especial das tripulações.
O projeto de implementação do RNP AR, de iniciativa do DECEA, teve início em maio do ano passado com a contratação da GE Aviation PBN Services pela Gol. Depois de muitos estudos e testes realizados pelas equipes operacionais dessas organizações, os procedimentos foram validados, no início deste ano, em um moderno simulador de voo, em São Paulo.
No evento de sábado, um Boeing 737-800 da Gol, que será a primeira cia aérea a operar RNP AR regularmente - a partir de julho nos voos da Ponte Aérea -, realizou os novos procedimento de aproximação e pouso para o aeroporto Santos Dumont; um para cada uma das cabeceira de pista.
O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, esteve presente no voo inaugural acompanhado do vice-presidente técnico da Gol, Adalberto Bogsan, do diretor de operações de aeronaves da ANAC, Carlos Eduardo Pellegrino, além de outros representantes dessas e outras organizações, tais como o SNEA, a GE Aviation e as companhias aéreas Webjet, Azul e Avianca.
Após o voo de demonstração, os convidados reuniram-se para um coquetel no restaurante 14 Bis no Terminal de Passageiros do Santos Dumont.
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Repercussão
A novidade representa uma grande conquista para a aviação comercial brasileira e repercutiu em importantes mídias e meios de comunicação. Veja abaixo o vídeo da matéria veiculada na edição de sábado do Jornal da Globo a respeito do procedimentos RNP AR para a aproximação do Aeroporto Santos Dumont:
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho (JP 25768 RJ) - danieldhm@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel