Notícias

Lançando hino e brado, GEIV celebra 60 anos de Inspeção em Voo no Brasil

publicado: 21/02/2019 14:55

 




A manhã desta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, foi de festa. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) celebrou o 60º aniversário da Inspeção em Voo no Brasil com tripulação e aeronaves nacionais.

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, presidiu a cerimônia e foi recebido pelo Comandante do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), Major Aviador José Evânio Guedes Júnior.

Estavam presentes ao evento os Oficiais-Generais membros do Alto Comando da Aeronáutica de ontem, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, Major-Brigadeiro do Ar Fernando Luiz Verçosa Seroa da Motta; o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos; o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior; e demais autoridades do Departamento e da Aeronáutica.

Muitas foram as homenagens prestadas. A primeira foi o Prêmio 1.020, destinado aos militares que alcançaram a expressiva marca de 1.000 horas de inspeção em voo.

Na sequência, foram homenageados os destaques operacionais e de segurança de voo do ano de 2019, que atingiram a marca de 1.000 horas na aeronave IU-93.

A música, como se sabe, exerce grande poder por emocionar e unir pessoas. Este poder se intensifica quando se trata de um hino. Assim, o GEIV prestou homenagem ao Primeiro Sargento Músico José Adilson Bandeira e ao Primeiro Sargento Comunicações Robson Junqueira dos Santos, autores da Canção do GEIV, enaltecendo os valores da Unidade e exaltando o espírito de corpo do Grupo (veja a letra ao final da matéria).

A palavra foi passada ao Comandante, Major Aviador Evânio, que agradeceu a presença de todos e mostrou grande motivação à frente da tropa.

“Ao completarem-se 60 anos da Primeira Inspeção em Voo realizada por aeronave e tripulação brasileiras, o GEIV continua sendo, a cada missão, os olhos e os ouvidos do DECEA, garantindo, dessa forma, o fortalecimento da soberania, da integração nacional e do controle do espaço aéreo brasileiro”, destacou o Major.

“Garantimos que o caminho eletrônico é igual ao caminho geográfico pretendido. Isso significa que somos especialmente gratos a topógrafos, cartógrafos, engenheiros, eletrotécnicos, controladores de voo, elaboradores de procedimentos de navegação aérea, meteorologistas e profissionais da informação aeronáutica, nossos irmãos de armas e companheiros de ciência”.

“Sinto-me orgulhoso, 60 anos após aquelas 5 horas e 15 minutos de voo, em 21 de fevereiro de 1959, voadas no EC-47 2065, de puxar, pela primeira vez, o Grito de Guerra do GEIV. Espero, de coração, que o nosso brado seja ouvido pela primeira tripulação, composta pelo Capitão Aviador José Laetano Távora, Capitão Aviador Murilo Corrêa Neto, pelo Suboficial Wilson Machado e pelo Sargento José Moraes Pereira”.

Em seguida, dirigindo-se à tropa, bradou: “atenção, GEIV! Índia Victor”! Ao que todos responderam: “Voar com precisão, Inspeção é a missão! GEIV, Brasil”!

Para o DGCEA, Tenente-Brigadeiro Domingues, “60 anos é uma marca. Uma história que reflete a importância do Sistema para a Força Aérea e para o mundo”.

“A Inspeção em Voo é reconhecida internacionalmente”, prossegue. “Hoje temos atendido, inclusive, pedidos de países da América do Sul que não têm essa capacidade e, devido ao reconhecimento da qualidade da perícia do nosso pessoal, este processo de inspeção em auxílios de outras nações tem se expandido”.

“São 60 anos de uma história de muito sucesso, muito trabalho, de muita dedicação, mas, principalmente, de muita competência”, elogiou o DGCEA.

Parabéns ao GEIV por mais essa linda página escrita na história da Força Aérea Brasileira.

 

 

Canção do GEIV

 

Nosso Grupo é especial

E unidos cumprimos a missão

Cada voo é sempre uma história

Sempre em prol da aviação

 

Muitos dependem do GEIV

Inspecionar seus auxílios

Temos que ter sempre em mente

Vencer desafios

 

Para segurança do voo

E um correto pousar

Nossos homens são experientes

E com eles podemos contar

 

A missão a cumprir

E o voo a zelar

Sobre o céu do Brasil

Nosso lema é inspecionar

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Telma Penteado – jornalista Fotos: Luiz Perez