Notícias

Lançamento de pedra fundamental de nova sede antecede Passagem de Comando do 1º GCC

publicado: 23/01/2013 15:00

 




Dois eventos marcaram a história do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) no último dia 23 de janeiro: o lançamento da pedra fundamental da futura sede e a Passagem de Comando, do Tenente-Coronel Aviador Carlos Henrique Afonso Silva para o Tenente-Coronel Aviador André Gustavo Fernandes Peçanha.

[slideshow id=165]





Lançamento da pedra fundamental

Com previsão de entrega para outubro de 2014, o 1º GCC lançou a pedra fundamental da construção de sua primeira sede. Após 30 anos de existência é a primeira vez que o 1º GCC terá uma sede própria, desta vez na Ponta do Galeão - Ilha do Governador, no mesmo local em que está instalada outra Unidade Operacional - a Segunda Força Aérea (II FAe).

A cerimônia ocorreu na manhã do dia 23 de janeiro, quando estiveram presentes o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes; o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; o Comandante da II FAe, Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos; o Coronel Intendente Luiz Carlos Moreira Lima (Chefe de Gabinete do DECEA) e o então Comandante do 1º GCC, Tenente-Coronel Afonso.

A II FAe cedeu parte do seu patrimônio para que a CISCEA pudesse construir a nova sede do 1º GCC. "Duas Unidades Operacionais no mesmo ambiente é uma oportunidade ímpar, já que o 1º GCC é uma das OM que melhor apoia a II FAe nas suas necessidades de comando e controle" - declarou o Major-Brigadeiro Aquino.

O Presidente da CISCEA disse contar com a colaboração do novo Comandante do 1º GCC em apontar as necessidades da OM para que todas as correções de rumo sejam realizadas em tempo hábil. "Acredito que, com a nova sede, o 1º GCC melhore ainda mais a sua capacidade de antender às necessidades da FAB", conclui o Major-Brigadeiro Aquino.

O Brigadeiro Mattos disse estar satisfeito em dividir o espaço, já que as duas Unidades são operacionais: "Sejam bem-vindos, aqui também passa a ser a casa do 1º GCC".

Para o Diretor-Geral do DECEA, o local escolhido não poderia ter sido melhor e declarou que contava com a CISCEA para atender as necessidades do 1º GCC. "Estamos fazendo história, saudando um novo conceito, uma nova ideia, no sentido de progresso e desenvolvimento. Estamos valorizando, com essa nova sede, uma Organização que está presente em qualquer operação ou exercício da FAB".

"Graças ao esforço da CISCEA e a concessão da II FAe - após ter se instalado em oito locais provisórios durante sua existência - tenho a grata satisfação de no meu último dia de comando no 1º GCC, estar presente ao lançamento da pedra fundamental da sede própria. Acredito que o Tenente-Coronel Peçanha, meu substituto, terá oportunidade de acompanhar a construção e deixar para o futuro Comandante uma Organização melhor estruturada, com um efetivo - nosso bem maior - satisfeito e em melhores condições de produzir" - declarou o Tenente-Coronel Afonso.



Passagem de Comando

À tarde, o 1º GCC recebia seu novo Comandante: Tenente-Coronel André Gustavo Fernandes Peçanha.

A cerimônia da passagem de comando foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro Mendes e contou com a presença dos comandantes dos Esquadrões do 1º GCC, acompanhados de seus respectivos estandartes.

Presentes alguns ex-Comandantes do 1º GCC, como o Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, o Brigadeiro do Ar José Alvez Candez Neto, o Coronel Aviador João Batista Oliveira Xavier, o Coronel Aviador Sérgio Luiz da Cunha Candea, o Coronel Aviador R1 Celson Jeronimo dos Santos e outros.

Em seu discurso de despedida, o Tenente-Coronel Afonso lembrou sua trajetória militar e agradeceu aos seus comandados: "Vocês me impulsionaram a trabalhar mais por este Grupo, em um respeitoso processo de cobrança, incentivo e suporte recíprocos".

O Comandante substituído fez uma homenagem póstuma ao terceiro Comandante do 1º GCC, Brigadeiro do Ar Alvaro Moreira Pequeno, por sua capacidade de liderança e por sua indescritível habilidade visionária: "O Brigadeiro Pequeno é uma figura que eu entendo como simbólica do que profissionalmente deveríamos buscar ser".

Feliz por ter participado do processo de seleção do nome do Tenente-Coronel Peçanha para o cargo, o Tenente-Coronel Afonso declarou: "Tenha sobre os seus ombros a responsabilidade de conduzir o 1º GCC aos mais elevados patamares! Você é capaz de ir muito além da continuidade e virtude não lhe falta. Rogo-lhe, então, sorte - como eu tive" - desejou ao novo Comandante.

Durante a cerimônia, o Diretor-Geral enfatizou a importância do 1º GCC - que vai além do Braço Armado do DECEA. "É o difusor de doutrinas, o criador de motivação e a presença do DECEA em qualquer ponto desse País. Tanto o sucesso do Tenente-Coronel Afonso quanto a expectativa do Tenente-Coronel Peçanha - que é a melhor possível - se devem ao trabalho incansável e incessante do efetivo do 1º GCC e de todos os Comandantes e efetivos dos Esquadrões subordinados".

Ao Tenente-Coronel Afonso, o Tenente-Brigadeiro Mendes agradeceu, em nome do DECEA e do seu antecessor, Tenente-Brigadeiro do Ar R1 Ramon Borges Cardoso, o empenho e a dedicação. "Você teve uma atuação silenciosa e discreta, mas eficiente e extremamente eficaz no que lhe cabia como Comandante. Nos sentimos recompensados e satisfeitos com o resultado do seu trabalho à frente do 1º GCC. Que o seu Comando sirva de motivação para continuar sua carreira no Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA".

Em seguida, deu as boas-vindas ao novo Comandante. "Com seu passado de guerreiro, dedicado à área operacional em vários segmentos do DECEA, você tem todas as ferramentas possíveis e necessárias para o comando desta grande Organização. Desejo sucesso e sorte. O desafio está colocado e tenho certeza absoluta que você está pronto para exercer o Comando da melhor maneira possível".

O Tenente-Coronel Peçanha tem 40 anos de idade, é carioca, casado e pai de dois filhos. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seus últimos cargos foram no Comando do Esquadrão Profeta (Primeiro Esquadrão do 1º GCC) e na Chefia da Divisão Administrativa da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EEAOF).





Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br
Fotos:
3S TAR Marcelo de Paula Leonardo (1º GCC) - Lançamento da Pedra Fundamental - sec-proto@1gcc.intraer
Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) - Passagem de Comando - perezlepb@decea.gov.br