Notícia Destaque

LAAD 2017 – Rádio Riocentro otimiza a segurança do espaço aéreo no entorno do Riocentro

publicado: 03/04/2017 14:48

 




Além das tradicionais exposições de equipamentos e aeronaves da Força Aérea Brasileira, a Latin America Aerospace and Defence (LAAD) conta com o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) e com Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC)  para fornecer informações de tráfego aéreo aos pilotos que farão pousos e decolagens durante o evento.

A feira internacional que deve receber 37 mil visitantes e 195 delegações oficiais começa amanhã (4) mas as equipes de técnicos do SRPV-SP e do 1º GCC atuam desde sábado (1º/04) na montagem de equipamentos como redes de informação, estação meteorológica, rádio VHF, geradores, sistemas elétricos e telesat.

Segundo o coordenador da operação, o Major  Ubiraci da Silva Pereira, especialista em Controle do Tráfego Aéreo, o planejamento da Rádio Riocentro começou em janeiro, pois o evento é bienal e nas últimas edições houve um grande volume de tráfegos na área. O Major Pereira ressaltar que operações como essa demandam coordenações táticas entre diversos órgãos.

Na prática, os pilotos que sobrevoam a área circular de 4km de raio no entorno do Riocentro recebem informações meteorológicas, condições de operação do heliponto e tráfego de aeronaves próximas, além do serviço de alerta, para casos emergenciais. Este serviço é prestado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) em eventos em que há previsão de muitos tráfegos de aeronaves e há necessidade de harmonizar movimentos aéreos de regiões próximas.

No caso da LAAD, por exemplo, existem outros três helipontos próximos e o aeródromo de Jacarepaguá. “Na última edição da LAAD, em 2015, a Rádio Riocentro registrou 144 movimentos. Neste ano nossa expectativa é de 160 movimentos aéreos”, afirma o Major Pereira.

Tecnologia aliada à experiência
Uma feira internacional que demonstra as mais altas tecnologias aplicadas à indústria de defesa e segurança necessita de parceiros atualizados e alinhados ao objetivo do público visitante. Pensando nisso, o SRPV-SP e o 1º GCC disponibilizam, durante o evento, equipes experientes e equipamentos de última tecnologia.

Nos dias do evento, os militares especialistas em comunicações do SRPV-SP ficarão numa cabine próxima ao heliponto para gerenciamento do espaço aéreo junto aos pilotos que sobrevoam a área do Riocentro e prestação de informações de condições de voo. O 1º GCC utiliza nesta operação, pela primeira vez, o moderno sistema telesat, cuja antena consegue fazer o enlace de dados para oferecer linhas telefônicas, internet e até visualização radar.

Uma equipe de técnicos do SRPV-SP e do 1º GCC fica de prontidão num shelter que abriga equipamentos de apoio que garantem o funcionamento da rádio. Cerca de 15 militares participam da operação.

 

Fonte e fotos:
Seção de Comunicação Social do SRPV-SP
Reportagem: Ten RP Simone Dantas
Edição: Daisy Meireles


Assunto(s): 1º GCC SRPV-SP DECEA LAAD