Notícias

Instituto de Medicina Aeroespacial promove curso de emergências médicas no DECEA

publicado: 01/08/2011 15:17

 





Na manhã do dia 21 de julho, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou um curso sobre emergências médicas, promovido pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE).


Coordenado pela Seção de Medicina Aplicada e Ergonomia do DECEA, o “workshop” teve por finalidade dar aos oficiais e suas equipes condições de enfrentar eventuais emergências médicas ocorridas no ambiente de trabalho.


“O objetivo do curso é reconhecer a situação de emergência e saber agir efetivamente com as medidas corretas, mostrando que cada um pode ser o responsável e o protagonista em aumentar a chance de sobrevida dessa vítima até a chegada da assistência médica”, esclareceu a Capitão-Médica Elizabeth Taubman.


Os procedimentos de primeiros socorros foram apresentados pela equipe de instrutores do IMAE. Com o auxílio de um boneco, os servidores aprenderam a colocar o colar cervical, checar o pulso, realizar a massagem cardíaca, fazer respiração boca a boca, e remover a vítima de poli-traumatismo (que deve ser feita sempre como se todo o corpo da vítima fosse um só bloco, evitando a movimentação de cabeça e membros).


Uma das palestras apresentadas no curso foi “Gestão de Atendimento”, ministrada pelo Segundo Sargento Enfermeiro Endrygo Amazonas Barbosa. O militar explicou que o tema está baseado em três pilares: planejamento operacional, avaliação do cenário e abordagem da vítima.


Antes de encerrar a apresentação, o Sargento Endrygo lembrou aos participantes que é importante salvar a vida do próximo, mas que é preciso não colocar a sua própria vida em risco. “É preciso que todos os procedimentos sejam feitos em segurança tanto para vítima quanto para aquele que está tentando ajudar” – advertiu o enfermeiro. 


Para o Diretor do IMAE, Coronel-Médico Eduardo Serra Negra Camerini, é importante capacitar os servidores para o caso de alguma necessidade urgente de socorro e também para prevenir que essas fatalidades acabem tomando proporções maiores por falta de cuidados iniciais. “É preciso que as pessoas tenham um mínimo de conhecimento no momento exato em que a necessidade ocorrer”, esclareceu o médico.


De acordo com o Coronel Camerini, a intenção é mostrar para os dirigentes do DECEA, as possibilidades que o IMAE tem de firmar uma parceria com a Organização. “O Instituto pode prestar apoio aos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) isolados, onde o militar tem dificuldade de ter uma atenção médica adequada, principalmente no caso de urgência e emergência”.


No encerramento, o Chefe de Gabinete do DECEA, Coronel-Intendente Luiz Carlos Moreira Lima, enfatizou a suma importância do curso para o Departamento e elogiou o trabalho de excelência realizado pelo IMAE, proporcionando um curso de qualidade.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA


Texto: Denise Fontes (RJ 25254 JP) – denisedfsg@decea.intraer


Fotos: Fábio Maciel – fabiofrm@decea.intraer