Notícias

Iniciativas do DECEA são homenageadas em premiação da Petrobrás

Evento destacou a atuação do Departamento nos aeroportos de Jacarepaguá (RJ) e Oiapoque (AP)


publicado: 28/03/2023 15:42

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) foi homenageado durante a Premiação de Empresa Aérea, Aeródromos Offshore e Terrestre, realizada pela Petrobrás, no dia 23/03, no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Prêmio é concedido anualmente com objetivo fomentar o desenvolvimento das melhores práticas operacionais e gerenciais nas empresas de transporte aéreo e marítimo no mercado brasileiro. O DECEA foi agraciado pelas significativas contribuições nos projetos de aperfeiçoamento da circulação de aeronaves no Aeroporto de Jacarepaguá (RJ) e de melhoria da infraestrutura do Aeroporto de Oiapoque (AP).

No fim do ano passado, o Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA realizou ajustes nas altitudes da Zona de Tráfego de Aeródromo (ATZ), na Carta de Aproximação Visual (VAC) e nas Rotas Especiais de Helicóptero (REH) em Jacarepaguá. As mudanças aprimoraram o acesso ao aeroporto pelos operadores aéreos e permitiram a mitigação de problemas relativos a ruídos aeronáuticos na região.

O Coronel Aviador Diego Henrique de Brito, Chefe da Divisão de Normas do SDOP, recebeu a homenagem pela participação nesse projeto e agradeceu às entidades parceiras na execução das mudanças. “O prêmio demonstra que o trabalho de uma equipe pode trazer evoluções e melhorias em prol de toda a comunidade aeronáutica. Foi uma atuação colaborativa entre o SDOP, as organizações regionais do DECEA (CRCEA-SE e ICA); a INFRAERO; a própria Petrobrás e suas prestadoras de serviço”, afirmou o Oficial.

 

 

O trabalho do Departamento na região tem como premissas contribuir para o seu desenvolvimento econômico sem, no entanto, desconsiderar os aspectos ambientais e sociais envolvidos no uso do aeródromo. O DECEA vem acompanhando o resultado das alterações realizadas e tem obtido retornos positivos dos usuários do espaço aéreo de Jacarepaguá.

Já no Oiapoque (AP), o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), subordinado ao Departamento, é um dos órgãos participantes do projeto de operacionalização do aeródromo que está em andamento. Além de auxiliar na alteração cadastral, a unidade que foi a Organização Regional analisou os impactos ocasionados pela suspensão das operações de voos por instrumentos (IFR) na localidade durante as obras.

 

 

“O CINDACTA IV continua sendo essencial para possibilitar a operação exploratória da Petrobrás na região, sendo esta Organização Regional a responsável, atualmente, por elaborar estudos de modo a viabilizar um novo procedimento de chegada por instrumentos(PINS), que irá melhorar o fluxo de aeronaves no aeroporto”, relatou o Primeiro-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Henrique de Oliveira Godoy, assessor ATM da Seção de Coordenação e Controle de Gerenciamento de Tráfego Aéreo.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Texto: 2T Fernanda Pereira
Fotos: Luiz Eduardo Perez
Revisão: Maj Av Lopes