Notícias

Implementação da Setorização Vertical na Região de Brasília é tema de encontro no CINDACTA I

publicado: 25/03/2021 08:24

 




O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), deu início aos treinamentos dos controladores de tráfego aéreo no último dia 22 de fevereiro de 2021. No período de 15 a 19 de março, sediou a reunião geral de implementação do Projeto de Setorização Vertical na Região de Informação de Voo (FIR) de Brasília.

O projeto é mais um produto a ser entregue pelo Subdepartamento de Operações (SDOP), através do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), fórum permanente, criado com o objetivo de discutir oportunidades de melhorias na organização e gerenciamento do espaço aéreo brasileiro, por meio de estudos específicos.

O encontro contou com a presença de profissionais das áreas técnica e operacional do CINDACTA I e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). O evento teve por objetivo tratar das etapas finais do planejamento e execução para a implementação da setorização vertical na FIR Brasília, que envolveu tecnologias, recursos humanos e testes operacionais.

“A reunião teve a finalidade de fazer um balanço das ações do projeto, acompanhamento do treinamento dos controladores, levantamento das necessidades a serem ajustadas e as melhorias apresentadas”, destacou o Gerente do Projeto e Chefe da Seção Tática do CGNA, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Joaquim Tavares Lobo Junior. Segundo ele, foi possível observar o entusiasmo e o empenho dos controladores e dos profissionais do Regional na execução do projeto.

O Comandante do CINDACTA I, Coronel Aviador Luiz Felipe Thomaz Gomes Araújo, destacou a importância do Regional ser o pioneiro na implantação da setorização vertical e do treinamento da verticalização da FIR Brasília em um ambiente de simulação em sede. “É o primeiro projeto do DECEA que o treinamento é 100% realizado no Regional, com grande economia de custos. A verticalização promoverá um aumento da capacidade desses setores, proporcionando mais fluidez e maior volume de tráfego aéreo, sempre pautado na segurança operacional”, pontuou.

Para o Comandante, o apoio do DECEA foi fundamental para a execução do projeto, assim como o comprometimento dos outros players, tais como o CGNA, responsável pela condução do projeto e pela análise de capacidade e de demanda, e a das áreas operacional e técnica do CINDACTA I nas atividades realizadas.

Para o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Leandro Muniz de Souza, Chefe da Seção de Tráfego Aéreo do CINDACTA I e representante do Regional no Projeto, a iniciativa trará vários benefícios. “Após a implantação da Setorização Vertical haverá um aumento significativo na capacidade dos setores com grande movimento de tráfego aéreo e se espera também uma diminuição na complexidade operacional no cotidiano do ACC-BS, contribuindo, cada vez mais, para a redução do consumo de combustível e da emissão de CO2”, enfatizou.

De acordo com o cronograma de implementação da Setorização Vertical na FIR Brasília está previsto o início para o dia 28 de abril deste ano.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)