Notícias
ICEA realiza Seminário de Pesquisa 2022
Encontro reuniu palestrantes de instituições de ensino e empresas com atividades voltadas para o Controle do Espaço Aéreo
O Seminário foi aberto pelo Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker. De acordo com ele, o objetivo do evento foi divulgar as iniciativas de pesquisa do Instituto e promover uma maior interação entre o setor público, o científico/acadêmico e o industrial, valendo-se do conceito da tripla hélice.
“Esperamos, nesses dois dias, compartilhar algumas experiências, ver alguns trabalhos que estão sendo desenvolvidos e prestigiar os nossos pesquisadores, de forma que possamos evoluir, andar para frente. O mercado está bastante ansioso, talvez por ter ficado represado neste período de pandemia, então observamos que temos um cenário bastante promissor para a área de pesquisa”, destacou o Diretor.
O primeiro dia de apresentações foi voltado para os trabalhos científicos e alguns dos temas discutidos foram análise de dados e as novas ferramentas do gerenciamento de tráfego aéreo; previsão de capacidade e otimização aeroportuária; meteorologia; clima espacial e navegação aérea.
Um dos palestrantes foi o Major Engenheiro Leonardo Marini Pereira da Divisão de Pesquisa do ICEA, que recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em dezembro do ano passado. Sua dissertação tratou das melhorias do sistema GBAS em baixas altitudes. O oficial também foi o mediador das palestras.
“O balanço que eu faço é extremamente positivo, pela qualidade dos trabalhos que estão aqui. São trabalhos de alto nível, muito bem feitos, muito bem organizados. E o indicador disso é a interação que está acontecendo aqui. Tivemos uma série de perguntas pertinantes e interessantes. Conseguimos estimular a troca de ideias e é para isso que serve o evento”, avaliou.
Outra plaestrante do dia foi a Capitã Engenheira Mayara Condé Rocha Murça, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), vencedora do Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas, na categoria Jovem Cientista, em fevereiro deste ano. A oficial fez a apresentação Data Analytics para apoio à decisão no gerenciamneto de tráfego aéreo: exemplos de pesquisas recentes desenvolvidas pelo LABGETA-ITA.
As demais apresentações da manhã do dia 14/09 foram: Caracterização e previsão de desempenho operacional de tráfego aéreo com o uso de trajetória de voo e Data Analytics, do Tenente-Coronel Cel Esp CTA McWillian de Oliveira (DECEA); Previsão de capacidade e otimização de alocação aeroportuária para gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no aeroporto internacional de Guarulhos, do Segundo-Sargento BCT Rafael Mariano dos Santos (CRCEA-SE); Novas ferramentas e algoritmos ATFM em desenvolvimento no ICEA, do Primeiro-Tenente Engenheiro André Luiz Elias Melo (ICEA).
Na parte da tarde, as apresentações foram: Uma abordagem simples e efetiva de monitoramento da ionosfera em tempo real para o GBAS em baixas altitudes (ICEA), do Major Engenheiro Leonardo Marini Pereira (ICEA); INCT GNSS NavAER: A sinergia entre Geodesia, Clima Espacial e Navegação Aérea, do Professor Alison de Oliveira Moraes (IAE); Cátedra de Meteorologia Aeronáutica: a contribuição da academia na geração de produtos metereológicos de aplicação operacional, do Professor Gutemberg Borges França (UFRJ); e Alcançando o futuro de Advanced Air Mobility por meio de Simulação, de Ítalo Romani de Oliveira (Boing).
Segundo dia do Seminário
No segundo dia do evento, representantes de empresas expuseram produtos e inovações, já empregadas ou a serem implantadas no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o SISCEAB. As apresentações do dia 15/09 também foram divididas em dois blocos.
Pela manhã, as palestras foram: Airport Collaborative Decision Making – ACDM, feita por Elias Antônio Fernandes (SAIPHER); Os benefícios da indústria 4.0 para manutenção de infraestruturas críticas, feita por Cesar Augusto Mayor Herrero (IACIT); Concepção dos sistemas de gerenciamento de aeronaves não tripuladas, do Major Esp CTA Jorge Alexandre de Almeida Regis (DECEA); e O gerenciamento dos sistemas de aeronaves não tripuladas no cenário brasileiro (BR-UTM), de Décio Gomes Palhas Junior (XMOBOTS).
Já na parte da tarde, foi a vez das seguintes apresentações: Logística de entregas com UAS, de Mauro Hassan Tanure (Speedbird); Uma nova abordagem no gerenciamento do fluxo no ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana, de Jose Airton Patrício (Atech); Novas soluções tecnológicas no mundo das operações aéreas de sistemas não-tripulados, de Pedro Azevedo Campos (EMBRAER); e Política e estratégia de compensação comercial, industrial e tecnológica, do Capitão Engenheiro Dirceu Olímpio de Lima Duarte (IFI).
O Chefe da Divisão de Pesquisa do ICEA e coordenador do evento, Tenente-Coronel Silas Martins da Costa acredita que o seminário vai promover novos encontros e novas ideias. “Essa interação da equipe da academia com a equipe da indústria e seus palestrantes, trazendo seus produtos e seus assuntos mais iminentes e inovadores, tem sido assunto de network entre eles, até nos intervalos das palestras. Eles já estão até combinando novas reuniões para colocarem seus projetos e suas ideias em prática”, afirmou.
Os slides das apresentações serão disponibilizados no site do Instituto.
O ICEA tem a missão de capacitar recursos humanos e realizar pesquisas voltadas para o setor. O Instituto vai realizar um novo seminário com o tema Perfomace ATM entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro deste ano. As informações serão divulgadas no site do ICEA.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: 2T Fernanda Pereira
Fotos: Fabio Maciel
Edição de vídeo: Marcelo Alves