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ICEA comemora Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo com 2º Workshop
publicado:
22/10/2014 11:43
No período de 20 a 21 de outubro, foi realizado o 2º Workshop alusivo ao Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).
A abertura do evento ficou a cargo do Sr. Diretor do ICEA, Coronel Aviador Ivan Bettocchi Batalha Dittz, que enfatizou a importância do encontro para colocar em pauta as novas visões de controle do espaço aéreo, discutir os assuntos com os profissionais e saber o que está acontecendo nos vários segmentos.
O 2º Workshop teve como moderador o Coronel Esp CTA Avila e contou com a presença do Major-Brigadeiro do Ar Washington Machado, oficiais CTA e controladores de tráfego aéreo de diversas localidades, pesquisadores de universidades e convidados ilustres.
Durante o 2º Workshop, as palestras proferidas abarcaram os seguintes temas de interesse dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB): “Planejamento de Espaço Aéreo”, “Projeto PBN Sul”, “Nova Estrutura AGA no DECEA”, “Processos CDM na Copa do Mundo”, “Nova Metodologia para Cálculo de Capacidade ATC”, “ATFM na Copa do Mundo”, “Aproximações Paralelas no Aeroporto de Brasília”, “Junta de julgamento da Aeronáutica”, “Gradiente ATC” e “O Controlador de tráfego Aéreo e o Empreendimento do Voo”.
O Primeiro palestrante, Major Esp CTA Alexandre Luiz Dutra Bastos (ICEA) apresentou a estrutura de planejamento e implantação de novos conceitos ATM, bem como as boas práticas de concepção do espaço aéreo no Espaço Aéreo Brasileiro e a importância do Brasil no cenário da região SAM.
Em seguida, o Capitão Esp CTA Luiz Antonio dos Santos (Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA) relacionou o Projeto PBN Sul ao programa SIRIUS e relacionou todas as atividades previstas para a implantação deste projeto na FIR Curitiba.
O Capitão Esp CTA Marcos Roberto Peçanha dos Santos (DECEA) divulgou a nova estrutura AGA no âmbito do DECEA e apresentou os novos processos de análise de objetos que se projetam no espaço aéreo e a sua importância para se manter a segurança e regularidade das operações aéreas nos aeroportos brasileiros.
Os Processos CDM durante a Copa do Mundo foram proferidos pelo Comandante José Alexandre Guerreiro Fregnani (IATA), no qual apresentou todas as fases antes, durante e depois do evento Mundial de Futebol. Destacou a importância deste processo para a eficiência das operações aéreas no espaço aéreo brasileiro, reduzindo custos e garantido a segurança da navegação aérea.
O Major Esp CTA Dérick Moreira Baum (Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo – SRPV-SP) expôs a nova metodologia para cálculo de capacidade ATC, relacionada à carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo. Tal metodologia tem com base os referenciais acadêmicos aplicados nas diversas partes do globo.
No segundo dia, o gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo foi apresentado pelo Tenente-Coronel CTA Júlio Cézar Pereira Rosa (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA) que destacou a importância do CGNA na coordenação e gerenciamento de todo evento voltado às operações aéreas em parcerias com diversas instituições do Governo Federal, Empresas Aéreas e Administradores de Aeroportos.
Em seguida o 1º Tenente Esp CTA Cristian da Silveira Smidt (DECEA) divulgou o planejamento previsto para a entrada em vigor das operações em pistas paralelas no Aeroporto internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. Este tipo de operação irá proporcionar maior capacidade e fluidez das operações na capital federal;
O oficial mais antigo do Quadro de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo, Coronel Esp CTA Jorge Wilson de Avila Ferreira Penna (presidente da Junta de Julgamento da Aeronáutica – JJAER) expôs a estrutura da Junta de Julgamento da Aeronáutica e a sua importância dentro do cenário do tráfego aéreo, bem como os processos das Seções de Julgamento da JJAER.
O Comandante José Alexandre T. Guerreiro Fregnani (IATA) retornou para mais uma apresentação, desta vez relacionando as características do emprego do gradiente ATC do ponto de vista dos pilotos e companhias aéreas. Tal conceito vem sendo aperfeiçoado pelo DECEA para garantir a eficiência dos procedimentos de saída e chegada dos aeródromos brasileiros.
A última apresentação ficou a cargo do Comandante Euler Oliveira Pacífico de Souza (LATAM) que fez uma breve abordagem sobre a importância do papel do controlador de tráfego aéreo na segurança, eficiência e regularidade das operações aéreas.
Durante o evento a audiência pode interagir com os palestrantes formulando perguntas direcionadas aos temas apresentados de forma a dirimir dúvidas voltadas às atividades de tráfego aéreo.
No último dia, O evento contou ainda com uma vídeo conferência realizada pelo Tenente-Coronel Esp CTA R1 Júlio de Souza Pereira, oficial ATM do Escritório Regional da OACI, diretamente de Lima/Peru.
O 2º Workshop foi encerrado com uma homenagem dos participantes ao Diretor do ICEA, Coronel Dittz, que recebeu uma placa comemorativa ao 1º Diretor do ICEA com licença de Controlador de tráfego Aéreo, correspondente ao Certificado de habilitação Técnica (CHT), no ACC-CW Não Radar, expedida pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo (CINDACTA II), em novembro de 1985.
A abertura do evento ficou a cargo do Sr. Diretor do ICEA, Coronel Aviador Ivan Bettocchi Batalha Dittz, que enfatizou a importância do encontro para colocar em pauta as novas visões de controle do espaço aéreo, discutir os assuntos com os profissionais e saber o que está acontecendo nos vários segmentos.
O 2º Workshop teve como moderador o Coronel Esp CTA Avila e contou com a presença do Major-Brigadeiro do Ar Washington Machado, oficiais CTA e controladores de tráfego aéreo de diversas localidades, pesquisadores de universidades e convidados ilustres.
Durante o 2º Workshop, as palestras proferidas abarcaram os seguintes temas de interesse dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB): “Planejamento de Espaço Aéreo”, “Projeto PBN Sul”, “Nova Estrutura AGA no DECEA”, “Processos CDM na Copa do Mundo”, “Nova Metodologia para Cálculo de Capacidade ATC”, “ATFM na Copa do Mundo”, “Aproximações Paralelas no Aeroporto de Brasília”, “Junta de julgamento da Aeronáutica”, “Gradiente ATC” e “O Controlador de tráfego Aéreo e o Empreendimento do Voo”.
O Primeiro palestrante, Major Esp CTA Alexandre Luiz Dutra Bastos (ICEA) apresentou a estrutura de planejamento e implantação de novos conceitos ATM, bem como as boas práticas de concepção do espaço aéreo no Espaço Aéreo Brasileiro e a importância do Brasil no cenário da região SAM.
Em seguida, o Capitão Esp CTA Luiz Antonio dos Santos (Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA) relacionou o Projeto PBN Sul ao programa SIRIUS e relacionou todas as atividades previstas para a implantação deste projeto na FIR Curitiba.
O Capitão Esp CTA Marcos Roberto Peçanha dos Santos (DECEA) divulgou a nova estrutura AGA no âmbito do DECEA e apresentou os novos processos de análise de objetos que se projetam no espaço aéreo e a sua importância para se manter a segurança e regularidade das operações aéreas nos aeroportos brasileiros.
Os Processos CDM durante a Copa do Mundo foram proferidos pelo Comandante José Alexandre Guerreiro Fregnani (IATA), no qual apresentou todas as fases antes, durante e depois do evento Mundial de Futebol. Destacou a importância deste processo para a eficiência das operações aéreas no espaço aéreo brasileiro, reduzindo custos e garantido a segurança da navegação aérea.
O Major Esp CTA Dérick Moreira Baum (Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo – SRPV-SP) expôs a nova metodologia para cálculo de capacidade ATC, relacionada à carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo. Tal metodologia tem com base os referenciais acadêmicos aplicados nas diversas partes do globo.
No segundo dia, o gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo foi apresentado pelo Tenente-Coronel CTA Júlio Cézar Pereira Rosa (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA) que destacou a importância do CGNA na coordenação e gerenciamento de todo evento voltado às operações aéreas em parcerias com diversas instituições do Governo Federal, Empresas Aéreas e Administradores de Aeroportos.
Em seguida o 1º Tenente Esp CTA Cristian da Silveira Smidt (DECEA) divulgou o planejamento previsto para a entrada em vigor das operações em pistas paralelas no Aeroporto internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. Este tipo de operação irá proporcionar maior capacidade e fluidez das operações na capital federal;
O oficial mais antigo do Quadro de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo, Coronel Esp CTA Jorge Wilson de Avila Ferreira Penna (presidente da Junta de Julgamento da Aeronáutica – JJAER) expôs a estrutura da Junta de Julgamento da Aeronáutica e a sua importância dentro do cenário do tráfego aéreo, bem como os processos das Seções de Julgamento da JJAER.
O Comandante José Alexandre T. Guerreiro Fregnani (IATA) retornou para mais uma apresentação, desta vez relacionando as características do emprego do gradiente ATC do ponto de vista dos pilotos e companhias aéreas. Tal conceito vem sendo aperfeiçoado pelo DECEA para garantir a eficiência dos procedimentos de saída e chegada dos aeródromos brasileiros.
A última apresentação ficou a cargo do Comandante Euler Oliveira Pacífico de Souza (LATAM) que fez uma breve abordagem sobre a importância do papel do controlador de tráfego aéreo na segurança, eficiência e regularidade das operações aéreas.
Durante o evento a audiência pode interagir com os palestrantes formulando perguntas direcionadas aos temas apresentados de forma a dirimir dúvidas voltadas às atividades de tráfego aéreo.
No último dia, O evento contou ainda com uma vídeo conferência realizada pelo Tenente-Coronel Esp CTA R1 Júlio de Souza Pereira, oficial ATM do Escritório Regional da OACI, diretamente de Lima/Peru.
O 2º Workshop foi encerrado com uma homenagem dos participantes ao Diretor do ICEA, Coronel Dittz, que recebeu uma placa comemorativa ao 1º Diretor do ICEA com licença de Controlador de tráfego Aéreo, correspondente ao Certificado de habilitação Técnica (CHT), no ACC-CW Não Radar, expedida pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo (CINDACTA II), em novembro de 1985.
Fonte: ICEA
Revisão: Telma Penteado – jornalista (Contato-Imprensa)
Revisão: Telma Penteado – jornalista (Contato-Imprensa)